Conservatório, Fundação João Pereira, Maria Isabel Santa Clara Gomes e Ernesto Borges Machado.
O Representante da República fez uma observação especial relativa às condecorações de madeirenses no Dia de Portugal sublinhando que "foram condecorados pelo Senhor Presidente da República, sob minha proposta (que só a mim me responsabiliza), duas individualidades e duas instituições, que se destacaram pelos seus feitos e contributos para uma sociedade melhor".
Foram quatro os distinguidos, dois individuais e dois coletivos, nestes casos o Conservatório e a Fundação João Pereira. Condecorações também para Maria Isabel Câmara Santa Clara Gomes Pestana e Ernesto Estevão Borges Machado.
Condecorados:
- O Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira – Eng. Luiz Peter Clode com o título de Membro Honorário da Ordem da Instrução Pública;
- A Fundação João Pereira, com o título de Membro Honorário da Ordem do Mérito;
- Maria Isabel Câmara Santa Clara Gomes Pestana, com o título de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique;
- Ernesto Estevão Borges Machado, com o título de Oficial da Ordem do Mérito Empresarial – Classe do Mérito Comercial.
Este ano as condecorações destacam, respetivamente;
- O culto da excelência na formação para as artes performativas e o trabalho incessante na educação musical dos jovens.
- O trabalho social continuado e persistente, de origem benemérita, iniciado numa época e numa localidade em que quase não existiam respostas públicas para a terceira idade.
- Uma carreira notável de dedicação às Belas Artes, em todas a suas dimensões.
- A iniciativa empresarial pioneira, que permitiu abrir novos caminhos ao turismo na costa norte da Ilha da Madeira, salvaguardando sempre a autenticidade regional.
Comments