Buscar
  • Henrique Correia

Conselho de Estado com migrações e Afeganistão em cima da mesa


"Uma politica de gestão das migrações responsável e solidária, que promova a integração dos migrantes de forma abrangente e inclusiva".


O presidente do Governo Regional



Marcelo Rebelo de Sousa presidiu, no Palácio da Cidadela em Cascais, à reunião do Conselho de Estado, que abordou a problemática das migrações, e na qual participou, como convidado, o Diretor-Geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM), António Vitorino. O presidente do Governo Regional, com assento por inerência de funções, esteve presente.

O site da presidência refere que “António Vitorino, analisou as perspetivas e os desafios que se colocam às migrações num mundo em acelerada mudança e convulsões e, ainda, numa situação de pandemia. E, em particular, situações como a do Afeganistão e de Cabo Delgado".

Neste contexto, "reconhecendo-se que se tem assistido a um aumento impressivo dos fluxos migratórios a nível global, provocados nomeadamente pelas alterações climáticas, pelos fatores económicos, pelas guerras e pela instabilidade política, foram indicadas como principais dimensões a ter em conta por parte da comunidade internacional – Estados e organizações internacionais –, o respeito pelos direitos humanos e pelo direito internacional humanitário, uma politica de gestão das migrações responsável e solidária, que promova a integração dos migrantes de forma abrangente e inclusiva. Tudo tendo em vista a construção de um futuro para os migrantes assente em valores fundamentais da dignidade da Pessoa, da liberdade, da segurança, da justiça e da paz

2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo