top of page
Buscar
  • Henrique Correia

Consulta de cessação tabágica permitiu passar o sucesso de 60 para 84%


Cerca de 4200 utentes acompanhados.



“A consulta de cessação tabágica do Centro de Saúde do Bom Jesus permitiu aumentar a taxa de sucesso de 60% para 84%”, disse o secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, que presidiu à cerimónia de entrega de diplomas a 62 ex-fumadores frequentadores na consulta de cessação tabágica do Centro de Saúde do Bom Jesus, no dia 17 de novembro.

O governante felicitou os utentes que conseguiram deixar de fumar, uma conquista com benefícios diretos para a sua saúde e bem-estar. Pedro Ramos aproveitou a ocasião para sublinhou a importância da Consulta de Cessação Tabágica do Centro de Saúde do Bom Jesus, com 17 anos de existência, que tem vindo a permitir aumentar a taxa de sucesso “sob a responsabilidade Dra. Ermelinda Alves, esta consulta de cessação tabágica do Centro de Saúde do Bom Jesus, permitiu aumentar a taxa de sucesso de 60% para 84%, nos cerca de 4200 utentes acompanhados”.

O responsável, recordou ainda que no Serviço Regional de Saúde são dez os Centros de Saúde e um Hospital que disponibilizam à população da Região a consulta da cessação tabágica (Centros de Saúde: Bom Jesus, Nazaré, Santo António, Porto Santo, São Vicente, Santo da Serra, Ponta-do-sol, Calheta, Porto Moniz e Ribeira Brava - que assegura a consulta de toda a Zona Oeste e no Hospital dos Marmeleiros).

O tabagismo constitui a principal causa de morte evitável e um dos principais problemas de saúde pública. A iniciativa decorreu no âmbito do Dia Mundial do Não Fumador e teve como objetivo reconhecer o esforço dos utentes ex-fumadores, consciencializar para os efeitos nocivos do tabaco, bem como os riscos para os fumadores passivos.

A par da entrega de diplomas, entre os dias 16 e 18 de novembro, esteve patente no hall de entrada do Centro de Saúde do Bom Jesus uma exposição alusiva ao tema, bem como a exibição de um vídeo que reuniu declarações da equipa de cessação tabágica e testemunhos de utentes ex-fumadores.

O Dia Mundial do Não Fumador comemora-se, anualmente a 17 de novembro e visa sensibilizar a população para os fatores de risco associados ao consumo de tabaco e as formas mais eficazes para deixar de fumar, revelou uma nota publicada pelo Governo.


2 visualizações
bottom of page