Buscar
  • Henrique Correia

Contas "limpas" da Coligação: Miguel Gouveia diz que é possível ganhar dentro da lei


Foram detetadas irregularidades nas contas dos grupos de cidadãos da Ribeira Brava. Sem irregularidades em São Vicente. Tudo relativo às Autárquicas de 2017.




A coligação que ganhou as eleições autárquicas no Funchal, em 2017, composta pelo PS/BE/JPP/PDR e NC, não registou irregularidades quanto às contas de base municipal. As contas das restantes 34 coligações a municípios apresentaram motivos para reparos por parte da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos, segundo dados agora tornados públicos.

Esta situação já levou Miguel Gouveia, atual presidente da Autarquia, a reagir sublinhando que "de acordo com as decisões publicadas pela Entidade das Contas e Financiamentos Político, a Coligação Confiança nal fui mandatário financeiro, foi uma das duas excepções a nível nacional cujas contas da campanha de base municipal às Autárquicas de 2017 não apresentaram quaisquer irregularidades. A prova de que é possível ganhar cumprindo a lei".

De acordo com esta avaliação, só o PAN escapou às irregularidades. As restantes forças políticas com assento parlamentar -- PS, PSD, PCP/PEV (na coligação CDU) e CDS-PP, prestaram contas "irregulares".

A Entidade das Contas e Financiamentos Políticos também detetou irregularidades nas contas da campanha eleitoral para as autárquicas de 2017 apresentadas por 26 grupos de cidadãos, nomeadamente deficiências no registo documental de algumas receitas.

Foram detetadas irregularidades nas contas dos grupos de cidadãos que concorram nas eleições autárquicas de 2017 aos municípios de Ourém, Paredes, Pombal, Portalegre, Ribeira Brava (Madeira), São João da Pesqueira, Sátão, Torres Vedras, Vidigueira, Vila do Conde e Vizela.

Em contrapartida, as contas apresentadas sem irregularidades foram prestadas pelos grupos de cidadãos que concorreram aos municípios de Águeda, Cabeceiras de Basto, Calheta (Açores), Faro, Oeiras, Porto, São Vicente (Madeira) e Vila Nova de Cerveira.


10 visualizações