Henrique Correia
Contrato publicado: 22,8 milhões para túneis da nova ligação Quebradas-Amparo
A este valor acresce o IVA. Tecnovia e AFAVIAS vão executar a obra

Foi publicado a 6 de junho, na base de contratos públicos, o acordo correspondente à primeira fase (túneis) da nova ligação Quebradas-Amparo, de 22.850.000,00 euros, a que falta acrescer o valor do IVA.
As empresas que ganharam o concurso foram a Tecnovia e a AFAVIAS, que superaram a concorrência composta pelas empresas RIM, Teixeira Duarte e Mota Engil.
A obra decorre em 24 meses a contar da data da consignação e depois do visto do Tribunal de Contas.
Esta obra justifica-se, segundo o Governo, "considerando a crescente saturação da Via Rápida (VR1) no troço envolvente à cidade do Funchal, nomeadamente dentro do arco urbano constituído pelas cidades de Câmara de Lobos, Funchal e Caniço em que os movimentos pendulares são garantidos por uma via que por limitações orográficas torna insustentável qualquer tentativa de reforço de capacidade".
CoConsidera, também, que "por limitações do espaço urbanizável, o crescimento destas cidades ocorreu para cotas mais elevadas,
ultrapassando a própria via rápida e transformando-a numa via distribuidora", sendo por isso urgente "planear acessibilidades alternativas.