top of page
Buscar
  • Foto do escritorHenrique Correia

Convento de Santa Clara com área visitável



Investimento apoiado por fundos europeus ascendeu aos 2,3 milhões de euros.










"Fizemos mais uma reabilitação exemplar do nosso património edificado". Foi assim que reagiu o presidente do Governo Regional quando hoje visitou o Convento de Santa Clara, monumento nacional alvo de trabalhos de reabilitação e restauro e de criação de um projeto de museologia, que integra um circuito visitável.

O investimento do Governo Regional foi apoiado por fundos europeus e ascendeu aos 2,3 milhões de euros.

Segundo revela uma publicação do Governo

"os trabalhos desenvolveram-se a dois níveis – implementação do “projeto de museologia/museografia das áreas visitáveis e a beneficiação global da Igreja e do Convento – tendo, contemplando, entre outros aspetos, conservação e restauro do património artístico, móvel e integrado, designadamente conservação e restauro de pintura, escultura e talha dourada, conservação e restauro de azulejos do Convento e escavação arqueológica dos poços-cisterna".

O projeto museologia incluiu ainda a elaboração de um guia bilingue sobre o Convento de Santa Clara e a implementação de suportes gráficos, nomeadamente no circuito visitável.

Construído no período manuelino (séc. XV), é um imóvel gótico tardio que, apesar das profundas transformações artísticas e arquitetónicas ocorridas nos sécs. XVII e XVIII, em plena época barroca, conserva ainda testemunhos da sua traça primitiva.

Este é o único convento do século XV da Região – as suas obras iniciaram-se em 1492 –, sendo uma das casas religiosas mais importantes a nível nacional, à época, e contém, no seu espólio pinturas, esculturas, azulejos, talha, mobiliário, elementos construtivos e decorativos únicos.

4 visualizações

Comments


bottom of page