Investimento apoiado por fundos europeus ascendeu aos 2,3 milhões de euros.
"Fizemos mais uma reabilitação exemplar do nosso património edificado". Foi assim que reagiu o presidente do Governo Regional quando hoje visitou o Convento de Santa Clara, monumento nacional alvo de trabalhos de reabilitação e restauro e de criação de um projeto de museologia, que integra um circuito visitável.
O investimento do Governo Regional foi apoiado por fundos europeus e ascendeu aos 2,3 milhões de euros.
Segundo revela uma publicação do Governo
"os trabalhos desenvolveram-se a dois níveis – implementação do “projeto de museologia/museografia das áreas visitáveis e a beneficiação global da Igreja e do Convento – tendo, contemplando, entre outros aspetos, conservação e restauro do património artístico, móvel e integrado, designadamente conservação e restauro de pintura, escultura e talha dourada, conservação e restauro de azulejos do Convento e escavação arqueológica dos poços-cisterna".
O projeto museologia incluiu ainda a elaboração de um guia bilingue sobre o Convento de Santa Clara e a implementação de suportes gráficos, nomeadamente no circuito visitável.
Construído no período manuelino (séc. XV), é um imóvel gótico tardio que, apesar das profundas transformações artísticas e arquitetónicas ocorridas nos sécs. XVII e XVIII, em plena época barroca, conserva ainda testemunhos da sua traça primitiva.
Este é o único convento do século XV da Região – as suas obras iniciaram-se em 1492 –, sendo uma das casas religiosas mais importantes a nível nacional, à época, e contém, no seu espólio pinturas, esculturas, azulejos, talha, mobiliário, elementos construtivos e decorativos únicos.
Comments