A empreitada de beneficiação global das áreas visitáveis da Igreja e do Convento de Santa Clara teve início em agosto de 2019 e fim em março de 2021.
A obra de “reabilitação e restauro do Convento de Santa Clara – monumento visitável” está concluída. Esta quinta-feira, pelas 15 horas, decorre a inauguração da empreitada que decorreu naquele monumento, em evento que contará com a presença do presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, revela a Quinta Vigia.
A mesma informação lembra que "os trabalhos que decorreram no Convento de Santa Clara dividiram-se em duas componentes. A primeira das componentes consistiu na beneficiação global da Igreja e do Convento de Santa Clara, incluindo projetos de Segurança Contra Incêndios em Edifícios e de Instalações Elétricas e de Telecomunicações.
A empreitada de beneficiação global das áreas visitáveis da Igreja e do Convento de Santa Clara teve início em agosto de 2019 e fim em março de 2021.
Por seu turno, a empreitada de implementação do “projeto de museologia/museografia das áreas visitáveis do Convento de Santa Clara (Funchal)”, que teve início em setembro 2022 e conclusão em finais de abril de 2023.
A segunda componente da intervenção governamental deu-se ao nível da conservação e restauro do património artístico, móvel e integrado
Desta forma, os serviços de conservação e restauro de pintura, escultura e talha dourada móvel/integrada do Convento de Santa Clara começaram em setembro de 2020 e acabaram em janeiro de 2022.
Paralelamente, com início em novembro de 2020 e fim em janeiro de 2022, tiveram também lugar os trabalhos de conservação e restauro de azulejos do Convento de Santa Clara.
Ao nível da Arqueologia, sublinha a nota, destaque-se a realização do estudo do quotidiano do Convento de Santa Clara – Escavação arqueológica dos poços-cisterna do Convento de Santa Clara. A intervenção nas 3 cisternas está concluída.
Commentaires