Foi assim que o Comandante dos Bombeiros Mistos da Ribeira Brava e Ponta do Sol explicou a estratégia de combate aos incêndios na Madeira.
O Comandante dos Bombeiros Mistos da Ribeira Brava e Ponta do Sol foi ouvido na Comissão Especializada de Saúde e Proteção Civil “sobre os incêndios que assolaram a Madeira em agosto de 2024”.
Sidónio Pio Fernandes começou por explicar os contornos do incêndio que deflagrou no dia 14 de agosto na Serra de Água, numa zona de difícil acesso, caracterizada por vegetação densa e por uma escarpa rochosa, com perigo para os bombeiros.
O Comandante dos Bombeiros garantiu ainda que a “coordenação institucional e funcional decorreu na perfeição”. Apesar de reconhecer que, em alguns aspetos, podia haver melhorias, afirmou não ter encontrado “erros”.
Sidónio Pio Fernandes será o único especialista a ser ouvido na Comissão Especializada, uma vez que será constituída uma Comissão de Inquérito, a pedido do PS. Por isso, o Partido Socialista apresentou um requerimento a propor o cancelamento das restantes audições, que foi aprovado com os votos contra do JPP e a abstenção do CDS-PP.
Élvio Sousa, do JPP, disse que “hoje foi um dia negro no Parlamento”, criticando a postura do PS e do PSD, por terem aprovado o cancelamento das restantes audições na Comissão Especializada.
Comments