Buscar
  • henriquecorreia196

Criada nova Comissão de Emergência, Catástrofe e Risco Biológico


Nova estrutura prepara a resposta a situações de emergência, catástrofe e risco biológico do SESARAM, é coordenada pela médica cirurgiã, Carmo Caldeira.






A sectetaria regional da Saúde apresentou a Comissão de Emergência, Catástrofe e Risco Biológico, estrutura criada para preparar a resposta a situações de emergência, catástrofe e risco biológico do SESARAM. É coordenada pela médica cirurgiã, Carmo Caldeira, com experiência demonstrada na área, e pelo enfermeiro dos Cuidados Intensivos, Leonardo Ribeiro.

Esta comissão de Emergência, Catástrofe e Risco Biológico é constituída por mais de vinte profissionais, das áreas clínicas e não clínicas, e prevê a preparação de respostas integradas em situações de risco e situações de exceção.

De acordo com o governante, nos últimos tempos a Região Autónoma da Madeira tem sido marcada por diversas situações excecionais, tais como o aluvião do 20 de fevereiro, incêndios, o acidente com o autocarro, a queda de uma árvore e, agora a pandemia COVID-19. Para todas estas e outras situações temos que estar preparados.

Pedro Ramos refere que "os planos de emergência têm sido frequentemente ativados, e esta comissão passa a abranger também a emergência em situação de risco biológico, devido às situações que começam a afetar o dia a dia da sociedade, como os riscos biológicos, nucleares, químicos e radiológicos'.

A comissão é presidida pela presidente do Conselho de Administração do SESARAM, Rafaela Fernandes, pelo diretor clínico, José Júlio Nóbrega e pelo enfermeiro diretor, José Manuel Ornelas.

22 visualizações