top of page
Buscar
Foto do escritorHenrique Correia

Cristina Pedra diz que não foi tomada decisão sobre o estacionamento



Vamos respeitar todos os pareceres técnicos que venham a ser reproduzidos”. A presidente da autarquia do Funchal garante que está preparada para recuar caso os pareceres vinculativos sejam negativos.



A presidente da Câmara Municipal do Funchal, Cristina Pedra, garantiu hoje que vão ser “respeitados” todos os pareceres técnicos que venham a ser reproduzidos sobre o parque de estacionamento subterrâneo na Praça do Município, esclarecendo que “não há nenhum dogma, não há nenhuma decisão de avançar, o processo está a ser estudado”, daí considerar “uma “falsa questão” toda a polémica criada em torno desta questão.

Cristina Pedra sustenta que “ninguém se oporá a que a Câmara faça os estudos sérios, com entidades especializadas, científicas e técnicas”, lembrando que a ideia de desenvolver o estacionamento subterrâneo não é “inovadora”, já que o PS apresentou uma proposta em 2005 para 600 viaturas parqueadas na Praça do Município.

A presidente da autarquia do Funchal garante que está preparada para recuar caso os pareceres vinculativos sejam negativos e, mesmo que tais pareceres sejam positivos, "em cada momento, são definidas prioridades de investimento", destacando como prioridades a construção de mais habitação, nomeadamente a execução dos 180 fogos de habitação, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Nesse sentido, assegura que “até ao fim do mandato não será ali construído nada”, sublinhando que "estão a pôr o carro à frente dos bois".

Cristina Pedra adianta que “ninguém se oporá a que a Câmara faça os estudos sérios, com entidades especializadas, científicas e técnicas”, lembrando que a ideia de desenvolver o estacionamento subterrâneo não é “inovadora”, já que o PS apresentou uma proposta em 2005 para 600 viaturas parqueadas na Praça do Município.


A autarca esclarece, por outro lado, que a estratégia da autarquia do Funchal não é trazer mais automóveis para o centro da cidade, mas sim “disciplinar” o estacionamento desregrado que possa existir.

“Nós temos um sério problema de falta de estacionamento. Nós queremos mais estacionamento. E seria acobardarmo-nos, dizermos que se não for feito na Praça do Município deixamos de ter o problema. Não, o problema existe. E compete-nos, enquanto governantes da cidade, procurar alternativas dentro do que é possível”, frisou.

Por fim e questionada pelos jornalistas sobre o facto de a ‘Confiança’ ter afirmado que o executivo quando chegou à Câmara pôs na gaveta um estudo da Coligação que previa a requalificação da Praça do Município, Cristina Pedra disse desconhecer: “ Peço que me indiquem em que gaveta e abro as portas para abrirem as gavetas, porque se há algum estudo que conheça não existe. Portanto, a Confiança em vez de mandar ‘bitaites para o ar’, faça o favor e apresente o estudo e diga onde ele está. Se a Confiança tinha um estudo não o executou porquê? Se calhar não prestava. Então tinham um estudo tão bom porque é que não o executaram? Eles estiveram oito anos(…)”, lembrou.


13 visualizações

留言


bottom of page