top of page
Buscar
Duarte Azevedo

Décio Andrade: da Camacha a Miami, os treinos no RG3 e o sonho de Paris

O apuramento de Décio para Paris'2024 é possível no lançamento do Martelo.




Sem o mediatismo de uma Mamona, a verdade é que Décio Andrade encontra-se na Madeira. Ele que é natural da Camacha e que durante três anos esteve na Universidade de Miami ao abrigo de uma bolsa de estudo, brilhando no Desporto Universitário dos EUA e Mundial, que continua a treinar o RG3 quando vem à Madeira - como é o caso presente -, e que tem feito marcas no lançamento do Martelo que permitem sonhar com uma presença nos Jogos Olímpicos de Paris'2024.

Mesmo lá longe, nos 'States', Décio nunca deixa de ouvir o treinador Sérgio Cruz - o Senhor dos Lançamentos, a modos do Senhor do Atletismo que foi essa incomparável referência Mário Moniz Pereira. Um acompanhamento que começou no GD Estreito e que hoje ainda se mantém. Hoje, mesmo!, pois é deste sábado, no RG3, a foto que ilustra este post.

Orientação de Cruz que continuou quando da transferência de Décio para o SL Benfica, clube que representa atualmente, a par das provas feitas pela Universidade de Miami, que agora terminaram. E onde era (re)conhecido como Furacão - apelido, também, dos de Miami - depois de duas temporadas em grande que lhe valeu a análise de 'carreira histórica em Miami', duas vezes campeão do ACC outdoor e campeão do ACC indoor em 2023.

Mas Décio Andrade continua pelos Estados Unidos da América - conquanto não possa representar nenhuma Universidade em competição - para onde voltará dentro de dias, depois de umas mini-férias na Madeira. Tempo de pausa que não significa ausência de treino - esse continua no RG3 com a sabedora e superior orientação de Sérgio Cruz.

Embora se perspetive difícil, a verdade é que o apuramento de Décio para Paris'2024 é possível no lançamento do Martelo. Mas essa presença olímpica, se não concretizada nos próximo Jogos, continuará, certamente, no horizonte para 2028!

9 visualizações

Comments


bottom of page