Buscar
  • henriquecorreia196

Desporto com assistência a 50%, casamentos a dois terços e lares com 2 visitas/semana


Se o evento acolher mais de 100 pessoas, será obrigatório para todos os participantes a realização de teste rápido antigénio até 48 horas antes, sem limite de idade.


Casamentos com 2 terços da lotação. Mais de 100 pessoas obrigam a teste.


Também a partir das zero horas do dia 15 de junho podem ser realizadas duas visitas por semana aos lares e demais estruturas de acolhimento de idosos. Cada uma das visitas terá duração até uma hora. E serão permitidos dois visitantes por utente. Esta foi uma das decisões saídas do pacote de alívio de medidas de prevenção à Covid-19.

Miguel Albuquerque diz que "é obrigatório o Teste Rápido Antigénio e será permitida a saída de utentes destas estruturas, quer para fins de saúde ou para visitas familiares, desde que no seu regresso tenha teste negativo antigénio, realizado até 48 horas antes".

Relativamente ao Desporto, há também importantes alterações, como refere uma informação disponível nas plataformas digitais do Governo: a partir das zero horas do dia 15 de junho passa a ser permitida assistência nos jogos e treinos, limitada a 50% da ocupação máxima dos espaços. Até agora, não eram permitidos espetadores. A exigência de uso de máscara, desinfeção e distanciamento mantém-se.

No que se refere aos casamentos, batizados e eventos similares, a lotação máxima passa, anunciou Miguel Albuquerque, a ser de até 2/3 da capacidade do espaço, seja interior ou exterior. Se o evento acolher mais de 100 pessoas, será obrigatório para todos os participantes a realização de teste rápido antigénio até 48 horas antes, sem limite de idade. A responsabilidade pelo controlo destas medidas é da entidade organizadora. Nos eventos culturais, a lotação limite passará a 2/3 da capacidade do espaço (interior ou exterior). Até agora era de 50%. Também aqui os eventos com mais de 100 pessoas obrigarão à realização de testes rápidos antigénio até 48 horas antes.

Haverá obrigatoriedade de controlo à entrada e validação dos testes.

2 visualizações