Buscar
  • Henrique Correia

DGS prepara recomendação para uso de máscara na rua quando a distância não for possível

Medida já adotada pela Madeira está em preparação no continente e deverá avançar dentro de pouco tempo


Era uma questão de tempo. A Madeira já recomendou há algum tempo, uma vez que não tem competências para aplicar a medida como obrigação. Os madeirenses já sabem que é para usar máscara na rua, muitos fazem, muitos não fazem, mas pelo menos sabem que é preciso fazer e é bom usar, pode ser mesmo decisivo, dependendo da exposição ao risco.

A Direção-Geral de Saúde está a preparar uma recomendação no sentido do uso de máscara na rua, em sítios movimentados, sempre que não seja possível manter o distanciamento. Ou seja, muitas vezes, pelo se vê em todo o lado.

Hoje, em conferência de imprensa, a diretora-geral Graça Freitas revelou que a medida está em preparação e que será avançada dentro de pouco tempo, sendo esta uma medida importante do ponto de vista da prevenção, a par da higienização das mãos e do distanciamento.

Esta posição surge num contexto em que Portugal vem registando um aumento de casos, com mais de seis centenas só hoje. O próprio primeiro-ministro avançou a possibilidade de haver, esta semana, um número próximo aos mil infetados por dia se se mantiver estes níveis de crescimento de casos positivos.

4 visualizações