Buscar
  • Henrique Correia

Diogo Goes faz pintura mural para novo restaurante em Câmara de Lobos

João Gonçalves Zarco, Winston Churchill são personagens de uma história narrada por um gavião do mar, que sobrevoa uma paisagem marítima, onde as artes da faina, etnografia e cultura popular se reúnem à arte contemporânea.



O artista plástico Diogo Goes, também professor universitário, concluiu nesta semana a execução de uma pintura mural que dá nome ao mais recente restaurante no centro histórico de Câmara de Lobos, o "Gavião do Ilhéu", situado na Rua João de Deus, nº 6 e 8, em Câmara de Lobos e que tem a sua abertura prevista para a próxima semana.

A pintura alusiva ao nome do restaurante, “procura conferir um discurso estético contemporâneo interpretativo da identidade e história do lugar”, refere o autor. João Gonçalves Zarco, Winston Churchill são personagens de uma história narrada por um gavião do mar, que sobrevoa uma paisagem marítima, onde as artes da faina, etnografia e cultura popular se reúnem à arte contemporânea. A pintura remete ainda para a historia do cinema, uma vez que interpreta o filme “The Sea Hawk”, de Michael Curtiz, por sua vez baseado no romance “Beggars of the Sea” do escritor Rafael Sabatini. O filme sendo uma adaptação livre da vida de Francis Drake, trata a disputa dos mares entre a coroa britânica e a coroa hispânica, tendo sido concebido como um filme de propaganda britânica, para elevação da moral durante a Segunda Guerra Mundial e influenciar decisivamente o público. Uma rainha encorajando homens livres a lutarem pela liberdade, para que não prevalecesse a hegemonia de um único império mundial é uma metáfora para falar dos totalitarismo vivenciados na época.

Uma nota alusiva a esta pintura, faz referência, também, ao facto de Diogo Goes esteve ter desenvolvido, ao longo das semanas anteriores, duas outras pinturas murais em escolas do concelho de Câmara de Lobos: na Escola Básica do 1º ciclo e pré-escolar Ribeiro de Alforra e na Escola Básica do 1º ciclo e pré-escolar do Covão e Vargem, no Estreito de Câmara de Lobos.

9 visualizações