Henrique Correia
Direção Regional de Saúde alerta para a proteção solar
A proteção solar evita lesões cutâneas imediatas, tais como reações alérgicas e queimaduras, que podem ser de primeiro grau ou, mais graves, de terceiro grau.

A Direção Regional da Saúde fez hoje algumas recomendações relativamente à proteção solar, num contexto de férias e de temperaturas altas.
"Os produtos para proteção solar e pós-solar são produtos cosméticos utilizados para proteger a pele contra a radiação ultra-violeta (UV). É muito importante a correta utilização do produto, bem como a adequação do fator de proteção solar (FPS) ao tipo de pele.
Devem ser consideradas nos produtos solares, as indicações obrigatórias:
Lista de substâncias;
Fator de Proteção Solar;
Prazo de validade;
Prazo de utilização após a abertura;
Instruções de utilização.
A aplicação do produto protetor solar deve ser feita em quantidade suficiente, cerca de 30 minutos antes da exposição solar, repetindo a aplicação a cada duas horas e sempre após ir à água ou suar.
Os cuidados de proteção solar devem ser tidos em todas as exposições solares, desde a permanência na praia, na realização de trabalhos ou desportos ao ar livre, passeios e caminhadas e mesmo quando se permanece no exterior à sombra.
A proteção solar evita lesões cutâneas imediatas, tais como reações alérgicas e queimaduras, que podem ser de primeiro grau ou, mais graves, de terceiro grau, bem como lesões cutâneas tardias devidas à exposição solar repetitiva, podendo ser graves, causando cancros na pele, como o melanoma.
Para além dos protetores solares na pele, utilize roupa, chapéus e óculos de sol!
Evite as queimaduras solares. Proteja-se a si e às crianças.
Siga as indicações do seu profissional de saúde de referência!