top of page
Buscar
  • Foto do escritorHenrique Correia

Direção Regional de Saúde alerta população para os consumos no Carnaval


"É exemplo o consumo de álcool e de outras substâncias psicoativas, que alteram o funcionamento do corpo, com distintos efeitos sobre a perceção, o pensamento, o estado de ânimo".





A Direção Regional da Saúde alerta a população para evitar os comportamentos que possam pôr em risco a saúde e que possam impedir a pessoa de usufruir em pleno dos momentos festivos, refere uma nota emitida em contexto de festejos do Carnaval.

"É exemplo o consumo de álcool e de outras substâncias psicoativas, que alteram o funcionamento do corpo, com distintos efeitos sobre a perceção, o pensamento, o estado de ânimo ou as emoções e com diferente capacidade para causar dependência".

A mesma informação acrescenta que "ao consumo de álcool e de outras substâncias psicoativas, associam-se vários outros problemas de saúde e sociais.

 Neste sentido, a DRS destaca a importância de evitar o consumo de álcool e outras substâncias e relembra:


- Não há um limite seguro para beber álcool. Todos os níveis de consumo provocam risco adicional de vários cancros. Menos é melhor! Nenhum consumo é a melhor opção!

- Opte pelo consumo de bebidas saudáveis como água, chás e sumos naturais.

- Dê aos seus filhos um bom começo de vida, não consuma álcool e outras substâncias nocivas durante a gravidez ou se estiver a amamentar!

- Crianças e jovens não devem consumir álcool e outras substâncias que têm um efeito nocivo no desenvolvimento normal do cérebro. Aumenta o risco de acidentes e lesões e outros comportamentos de risco.

- Mantenha-se seguro no trabalho e na estrada. Os efeitos do álcool no organismo levam à diminuição de aptidões essenciais para conduzir ou trabalhar em segurança, com maior risco de acidentes rodoviários e laborais.

- Pode viver uma vida saudável sem tabaco ou outras substâncias psicoativas. O primeiro passo é prevenir e, se já consumiu, será decidir parar. Aceda a informação sobre como parar e recursos disponíveis no Centro de Saúde da área de residência.

3 visualizações

Comments


bottom of page