Buscar
  • Henrique Correia

Dos 14 novos infetados, 9 são de transmissão local e contactos de casos positivos

Duas das situações de hoje são de profissionais de saúde da área de Medicina Dentária e um aluno de escola de Santa Cruz. Há 61 casos suspeitos


Nas últimas 24 horas foram registados mais 14 novos casos positivos de Covid-19 na Madeira, a maior parte correapondebdo a situações de transmissão local. Ao todo, são 5 casos importados (2 provenientes da Polónia, 1 da Alemanha, 1 da Rep. Checa e 1 da Suiça) e 9 casos de transmissão local.

Relativamente aos 9 casos de transmissão local confirmados hoje, estão associados a contactos próximos de casos positivos recentemente identificados, que já estavam a ser acompanhados pelas autoridades de saúde.

Entre estes casos, salienta-se a existência de 2 profissionais de saúde, com atividade no sector privado, na área da medicina dentária, e 1 jovem estudante de uma estabelecimento de ensino no concelho de Santa Cruz. A Escola foi informada, tendo ativado o respetivo plano de contingência.

Assinala-se que, no contexto da investigação epidemiológica dos restantes casos positivos anteriormente identificados, testes de COVID-19 estão em curso, sem que, até ao momento, tenham sido identificados outros casos positivos.

Hoje há mais 6 casos recuperados a reportar. A região passa a contabilizar 348 casos recuperados de COVID-19,

havendo agora o registo de 2 óbitos associados à COVID-19 na RAM.

São 204 os casos ativos, dos quais 143 são casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e 61 são casos de transmissão local. Relativamente à residência dos casos ativos, 123 são não-residentes e 81 são residentes na RAM.

Relativamente ao isolamento dos casos ativos, 76 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, 125 em alojamento próprio e 3 pessoas encontram-se internadas na Unidade Polivalente dedicada à COVID-19.

No total, há 61novas situações que se encontram hoje em estudo pelas autoridades de saúde, 7 provenientes

da operação de rastreio do aeroporto e 54 relacionadas com contactos com casos positivos ou situações reportadas à linha SRS24. Investigações epidemiológicas estão em curso.

À data, 487 contactos de casos positivos estão em vigilância pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da

região. Relativamente a viajantes, 11198 pessoas estão também a ser acompanhadas pelas autoridades, com

recurso à aplicação MadeiraSafe.

12 visualizações