Buscar
  • Henrique Correia

Dos 95 segundos testes positivos em dezembro, 25 foram da nova variante


"É esperado um aumento do número de casos de contágio, decorrente dos contactos ocorridas durante o fim do ano e da transmissão da nova variante"



Indicadores mais recentes, de 6 de janeiro, da situação na Madeira


O Governo Regional revelou hoje que dos 95 casos positivos identificados no segundo teste, no mês de dezembro, 25 eram da nova variante, com um potencial de contágio 70% superior.

A revelação foi feita no âmbito das movas medidas já adiantadas, pelo Governo Regional, que impõe apertadas restrições para os dois proximos fins de semana, com proibição de circulação entre as 18 horas e as 5 da manhã, além do encerramento do comércio e restauração às 17 horas , incluindo centros comerciais.

O Governo adianta que é esperado um aumento do número de casos de contágio, decorrente dos contactos ocorridas durante o fim do ano e da transmissão da nova variante.

Lembra que esta situação está a ocorrer em quase todo o mundo. Em Portugal Continental atingiu-se o número mais elevado de casos, 10.027, e de óbitos, 91. No Reino Unido, com mais de 60.000 casos diários, foi decretado um novo confinamento total durante 6 semanas. Na República Checa, um país com a mesma população de Portugal, atingiu-se um número de infetados de 17.000, num só dia".

Por estes motivos, o Executivo de Albuquerque.

O GR considera, ainda, que "considerando um período de incubação de 14 dias, esta situação era expectável, dada a entrada de inúmeros viajantes, estudantes universitários e emigrantes para a celebração da quadra Natalícia, bem como os convívios associados, e ainda, a introdução da nova variante proveniente do Reino Unido nas nossas cadeias de transmissão.


4 visualizações