top of page
Buscar
  • Foto do escritorHenrique Correia

Drones do Comando da Madeira avaliados para padrões NATO




Terceiro dia de exercício com treino interrompido para que uma equipa se deslocasse para uma solicitação real de busca de dois desaparecidos no mar na costa norte da Madeira.





Decorreu de 10 a 12 de maio, a segunda edição do exercício DRONEX de 2023, continuando esta série de atividades operacionais dedicadas exclusivamente à operação de Sistemas Aéreos Não Tripulados, frequentemente designados pela própria abreviatura SANT.

Esta edição teve características particulares, sendo planeado e realizado dentro do conceito de exercício e “avaliação tática” da NATO TACEVAL - Tactical Evaluation.

Durante o terceiro dia de exercício, foi preciso interromper o treino, para que uma equipa se deslocasse para uma solicitação real de busca de dois desaparecidos no mar na costa norte da Madeira.

Segundo nota do gabinete de comunicação "o TACEVAL aos SANT do Comando Operacional da Madeira, foi uma demonstração de capacidade nacional para integrar uma força de maior dimensão.

Os resultados positivos mostram as potencialidades conseguidas pelos meios em utilização. A opinião de todos os intervenientes é unânime, todos consideram que as missões e os exercícios efetuados até então pela unidade, têm sido um acumular de sucessos e na maior parte dos relatórios de missão existem elogios ao apoio prestado pela equipa de SANT e ao conjunto de serviços disponibilizados à missão. Estes resultados foram encontrados na avaliação de três dimensões: Comunicação, Informação e Operação.

Foram empenhados os oito SANT do Comando, seis operadores e realizadas 6 horas e 50 minutos de voo, sendo uma das missões realizada em voo noturno".



5 visualizações

Comments


bottom of page