Buscar
  • Henrique Correia

Duas exposições coletivas marcam nova temporada da Galeria Marca de Água


A Galeria integra pelo terceiro ano consecutivo a programação oficial das Jornadas Europeias do Património


Duas exposições coletivas “Vizinhas com super poderes” e “Diálogos cruzados no feminino” são os títulos das exposições que inauguram a 15 de outubro e 19 de novembro, respetivamente, reunindo mais de três dezenas de destacados artistas nacionais e internacionais. São duas das programações da Galeria Marca de Água, na Rua da Carreira, 119, para esta temporada 2020/2021.

Uma informação sobre o respetivo programa de iniciativas, dá conta que a Marca de Água integra pelo terceiro ano consecutivo a programação oficial das Jornadas Europeias do Património, contemplando visitas orientadas à exposição “Momentos” de Fernando Ricardo e oficinas de expressão plástica. No próximo dia 25 de setembro das 14.30 as 16.30h a Galeria Marca de Água irá acolher uma oficina de expressão plástica, dirigida a utentes do Espaço Sénior das Cruzes, tutela da SocioHabita FunchaL e uma visita orientada dirigida a alunos do Instituto Superior de Administração e Línguas, no âmbito do “Cultural Tour” organizado pelo ISAL, entidade parceira da Marca de Água. As atividades são coordenadas pelo docente Diogo Goes, também curador da galeria.

A Galeria lançou no passado mês de março, um concurso nacional de desenho intitulado “Desenhar a História, a partir das fotografias de Fernando Ricardo”. A Câmara Municipal do Funchal junta-se uma vez mais à Galeria Marca de Água, numa iniciativa agora para promover a interação dos públicos infanto-juvenis, junto da arte contemporânea, nomeadamente com recurso ao desenho e às novas tecnologias digitais.

O painel de jurados deste concurso,é constituído por cinco elementos, a saber: a Vereadora Madalena Nunes, com o Pelouro da Cultura, em representação da CMF; Vasco Fraga e Raquel Fraga, em representação da Galeria Marca de Água; o fotojornalista Fernando Ricardo, autor das obras em apreço e Diogo Goes, professor do ensino superior. A CMF ao associar-se a este concurso de desenho, enquanto entidade parceira, disponibiliza um conjunto de prémio aos alunos vencedores. A 12 de novembro serão revelados os vencedores e pelas 18h00 decorrerá a entrega de prémios nas instalações da galeria.

Os artistas que irão expor individualmente no próximo ano serão revelados brevemente. A galeria tem direção artística a cargo da historiadora de arte, Raquel Fraga e a curadoria a cargo de Diogo Goes.

1 visualização