top of page
Buscar
  • Henrique Correia

Educação com mais dinheiro representa 21,6% do total do orçamento


O projeto de manuais escolares digitais atingirá, em 2023, todos os alunos do 5.º ao 10.º ano e algumas turmas do 11.º ano.




Um orçamento de 448 milhões de euros que representam 21,6% do total do orçamento regional está ligado ao setor da Educação, cuja estratégia foi defendida pelo secretário da tutela, que referiu haver um aumento relativamente ao orçamento anterior.

Jorge Carvalho afirmou "tratar-se de um orçamento que traduz o compromisso do Governo Regional, com o desenvolvimento e progresso da Região, assegurando a formação integral das crianças e dos jovens madeirenses”. O secretário regional, lembrou ainda a evolução dos resultados da Educação, que com as políticas adotadas reduziu drasticamente o insucesso escolar.

“A manutenção dos apoios sociais que permitem que a Região apresente as mais elevadas taxas de frequência dos ciclos de ensino não obrigatório, como são os casos da valência de creche e dos dois primeiros anos da Educação Pré-escolar, também não são um acaso, mas antes consequência de opções claras e adequadas, refere um texto publicado pelas plataformas digitais do Parlamento.

O projeto de manuais escolares digitais atingirá, em 2023, todos os alunos do 5.º ao 10.º ano e algumas turmas do 11.º ano.

“Esta medida será complementada com a disponibilização de manuais escolares e fichas de estudo a todas as crianças de 1.º Ciclo da Região, passando-se assim a cobrir 100% das mesmas, o que representa um acréscimo de mais 33% em relação ao que já vinha acontecendo sob a responsabilidade do GR; em conjunção com os diversos projetos da transição digital em curso no setor da Educação e com a elevação dos montantes das bolsas de estudo", garantiu Jorge Carvalho.

Na área do desporto estão garantidos os apoios ao quadro competitivo e de formação. “Está assegurada a manutenção do quadro de apoios que viabilizam a participação desportiva nacional e internacional,

1 visualização
bottom of page