Buscar
  • Henrique Correia

Encontro considerado histórico no Parlamento em defesa das Autonomias


Carlos Garcia, presumo da Assembleia dos Açores: "Esta visita à Madeira tem o propósito de dar mais um passo na consolidação da parceria insular na defesa dos nossos interesses".




O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira e o Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores protagonizaram um momento histórico, ao abordarem pela primeira vez, com os líderes parlamentares madeirenses, a necessidade de uma parceria insular com vista à defesa dos interesses das duas Regiões Autónomas, refere uma nota do Parlamento.

José Manuel Rodrigues, presidente do parlamento madeirense, começou por dizer que “com a nova legislatura (na Assembleia da República) abriu-se um novo caminho”, vincando que este é o momento certo para as duas Regiões retomarem a revisão da Lei das Finanças Regionais (LFR), com vista à sua aprovação na Assembleia da República. A revisão da constituição no capítulo das Autonomias e respetivas adaptações dos Estatutos Políticos Administrativos e a questão da continuidade territorial são outros assuntos para os quais o Presidente do parlamento madeirense pediu consensos.

Já Luís Garcia, Presidente do parlamento açoriano falou de uma “reunião histórica” e prometeu levar os assuntos até aos líderes parlamentares dos Açores. “Esta visita à Madeira tem o propósito de dar mais um passo na consolidação da parceria insular na defesa dos nossos interesses, não contra ninguém, mas para dar melhores condições aos nossos cidadãos

5 visualizações