top of page

Engenheiro eletrotécnico "traduz" explicações da REN sobre o apagão

  • Foto do escritor: Henrique Correia
    Henrique Correia
  • 28 de abr.
  • 2 min de leitura


Oscilação de tensão sentida em Portugal às 11:33 que provocou o disparo por proteção própria de grande parte dos parques fotovoltaicos da península Ibérica Esta situação levou a um enorme défice de produção, levando a frequência a decair rapidamente.





Miguel Gouveia é engenheiro electrotécnico e quadro da Empresa de Eletricidade da Madeira, tem conhecimento e leitura técnica qualificada sobre o inesperado apagão que afetou vários países, incluindo Portugal no seu espaço continental. Torna-se, por isso, importante e de valor acrescentado saber a opinião/interpretação de Miguel Gouveia sobre as declarações do responsável da REN, a empresa energética nacional.

O também vereador do Funchal explica desta forma:


O que depreendi sobre o apagão na península Ibérica pelas palavras do administrador da REN:


1. Causa raiz ainda desconhecida mas ocorrida em Espanha.


2. Portugal importava energia de Espanha e o mix energético tinha um peso elevado de produção fotovoltaica.


3. Oscilação de tensão sentida em Portugal às 11:33 que provocou o disparo por proteção própria de grande parte dos parques fotovoltaicos da península Ibérica


4. Esta situação levou a um enorme défice de produção, levando a frequência a decair rapidamente


5. Os serviços de sistema, nomeadamente a reserva girante em centrais com elevada inércia e os compensadores síncronos, não foram suficientes para "segurar" a rede.


6. Não houve deslastre de carga atempado em Portugal que permitisse que as centrais em funcionamento permanecem a trabalhar com uma carga adaptada à sua produção.


7. Ocorre um corte geral de energia eléctrica no país


8. Para a reposição foram utilizadas as centrais da Tapada do Outeiro e a Hidroelétrica de Castelo de Bode, que têm as funções de sistema de Black Start, ou seja, permitem religar a rede a partir do zero.


9. O processo de religação levou algum tempo de forma a equilibrar de forma gradual os consumos das subestações que iam sendo religadas com a disponibilidade de carga dos grupos geradores entretanto ligados à rede;


10. Pelas 19h estaria restabelecido o fornecimento de energia a 300 mil consumidores de um total de 2 milhões em Portugal Continental, estando a prioridade de religação a ser atribuída aos clientes prioritários;


11. Os TER (Tempos Estimados de Reposição) seriam de 2 horas no Grande Porto via Tapada do Outeiro (até às 21:00) e de 5/6 horas na Grande Lisboa via Castelo de Bode e interligação com Espanha (até a 01:00 de amanhã).

De resto é manter a calma e serenidade, ler um livro e aguardar que a energia eléctrica seja restabelecida pelos profissionais.

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Madeira ponto logo.png
© Designed by Teresa Correia
bottom of page