Buscar
  • Henrique Correia

Equipa de Ortopedia do Hospital de Santo António homenageada na Madeira


Na Região, a realização das cirurgias a escolioses é assegurada através da deslocação de uma equipa de especialistas do continente português.



O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, participou numa cerimónia de homenagem à equipa de Ortopedia do Hospital de Santo António, do Porto, que tem vindo a colaborar com a Unidade de Ortopedia Pediátrica do SESARAM, EPERAM na realização de cirurgias a escolioses.

Uma informação do Governo revela que "na Região, a realização das cirurgias a escolioses é assegurada através da deslocação de uma equipa de especialistas do continente português, liderada pelo diretor do Serviço de Ortopedia do Hospital de Santo António, do Porto, Professor António Oliveira, ao abrigo de um protocolo existente. Com esta parceria institucional, a Unidade de Ortopedia Pediátrica do SESARAM, EPERAM é reforçada com a presença de dois ortopedistas, um anestesista e um neurofisiolista.

Desde 2013, a Unidade de Ortopedia Pediátrica do SESARAM soma 24 cirurgias a escolioses realizadas a crianças e adolescentes da Região Autónoma da Madeira, comparáveis às realizadas nos melhores Centros de Referência Internacionais para o tratamento de escoliose.

A homenagem aconteceu por ocasião da deslocação da equipa de especialistas à RAM, este fim de semana (28 e 29 de agosto), para realizar três intervenções a escolioses.

A escoliose é uma deformidade estática da coluna vertebral em que ocorre uma curvatura lateral em um ou mais segmentos: cervical, torácico ou lombar. Esta deformidade pode ocorrer durante o desenvolvimento da criança e do adolescente e/ou manifestar-se tardiamente em idade adulta (neste caso, por alterações degenerativas). É uma patologia mais frequente no adolescente e é sobre estas que a Unidade de Ortopedia Pediátrica do SESARAM tem vindo a atuar.


Recorde-se que as cirurgias às escolioses iniciaram-se no Hospital Dr. Nélio Mendonça há duas décadas, com a colaboração de profissionais do Hospital de São João e do Hospital de Barcelona San Juan de Déu que pontualmente deslocavam-se à RAM para a realização de algumas cirurgias desta natureza.


O momento foi marcado pelo testemunho do jovem, Toni Delgado, que foi submetido a uma cirurgia à escoliose em 2019 e que narrou o antes e o depois da cirurgia.


Clique aqui para ouvir o testemunho.


https://www.madeira.gov.pt//Portals/2/images/noticias/AgradecimentoOrtopedia.mp4

2 visualizações