Ao que se sabe, pouco importa a cor do piso para avaliar a sua qualidade, embora há quem defenda que o de 'cor de tijolo' seja mais resistente aos raios ultravioleta do sol.
Foto Lúcia Costa
Imagens DR.
Continuam as obras de substituição e melhoramento da pista sintética do Estádio de Câmara de Lobos... que apresenta um novo visual. Basicamente, o piso deixa de ser de 'cor de tijolo' para passar a azul.
Ao que se sabe, pouco importa a cor do piso para avaliar a sua qualidade, embora há quem defenda que o de 'cor de tijolo' seja mais resistente aos raios ultravioleta do sol. Já o 'piso azul' é tido como 'melhor para a concentração dos atletas e reduz o cansaço dos olhos dos espetadores'.
Estas, 'cor de tijolo' e azul, são as mais habituais nas pistas de atletismo mas há, também, em rosa claro, como é exemplo a pista do Khalifa International Stadium, no Catar, onde se disputou o 'Mundial' de Atletismo em 2019. Ou mesmo em verde...
Como curiosidade, aponte-se que 'pista de tartan' é uma expressão que está pouco correta: o tartan, um aglomerado de resina sintética, borracha e amianto, foi um revestimento muito popular quando surgiram as pistas sintéticas, sendo a primeira no Méximo em 1968. Atualmente, de modo simplista, quanto muito estamos em presença dos descendentes do velho tartan...
Comments