O eleitorado aponta a vitória do PSD como mais provável, mas sem fulgor. "Com Manuel António Correia a liderar, a maioria absoluta do PSD seria certa. Mas até Rubina Leal conseguiria melhor resultado do que Albuquerque".

A plataforma Sapo deu conta, hoje, da existência de um estudo encomendado pela estrutura central do PSD ao panorama político da Madeira revelando que "a maioria dos madeirenses rejeita as atuais lideranças quer do PSD-Madeira quer do PS-Madeira. Maioria acredita que o PSD-M voltará a vencer, mas com Manuel António Correia a liderar, a maioria absoluta seria certa. Mas até Rubina Leal conseguiria melhor resultado do que o atual presidente", sublinha a notícia.
A mesma informação torna público que este problema de liderança não afeta apenas o PSD, também Paulo Cafôfo não reúne a confiança do eleitorado na esfera socialista. "Deviam afastar-se, dizem 75% sobre o social-democrata e 58% sobre o socialista".
De acordo com o estudo da Pitagórica a que o SAPO teve acesso, "os madeirenses parecem preferir qualquer alternativa ao atual líder social-democrata regional. Pelo que revelam as respostas das intenções de voto, considerando quatro possíveis líderes do PSD-M, até Rubina Leal (a menos popular dos quatro) conseguiria um resultado melhor: 25,2% no voto direto, 30,1% contando com a distribuição de indecisos. Albuquerque não chegaria aos 24% no primeiro caso e ficaria pelos 27,2% na segunda".
"Num cenário em que o PSD-M fosse às regionais com Manuel Correia na liderança, o regresso à maioria absoluta era quase certo, revelam os perto de 40% de intenções de voto direto (44,6% com distribuição de indecisos) — juntando os 3,8% a 4,3% do CDS, teria mais deputados regionais do que todos os outros partidos juntos".
Commentaires