Buscar
  • Henrique Correia

Evolução e Desafios da Autonomia na obra de Francisco Gomes

Livro foi apresentado esta quinta-feira na Assembleia Regional





"A Autonomia na Madeira - definição, origens, evolução e desafios" é um livro da autoria de Francisco Gomes, que hoje foi apresentado na Assembleia Regional, com a presença do presidente do Parlamento, José Manuel Rodrigues.

No trabalho, o autor analisa as raízes históricas da luta autonómica na Madeira, expondo a sua evolução ao longo dos séculos, assim como os principais desafios que, na sua óptica, ainda condicionam a afirmação de uma Autonomia em linha com aquilo que os madeirenses desejam e a que têm direito à luz do Direito Internacional. A juntar a isto, Francisco Gomes aborda a relação económica entre a Região e o Estado, evocando a dívida histórica da República para com os madeirenses, e sugere estratégias, incluindo a nível constitucional, para conquistar uma Autonomia mais ampla e profunda.

A obra tem o prefácio de Alberto João Jardim, antigo presidente do Governo Regional, e foi apresentada por Guilherme Silva, presidente da Comissão Executiva dos 600 Anos e antigo deputado e vice-presidente da Assembleia da República. A ilustração da capa é da autoria de Margarida Jardim e reproduz um dos quadros da artista que está integrado na colecção ‘Revoltas e Motins na História da Madeira’.


6 visualizações