Deputado do JPP acusa Governo Regional de esbanjamento de dinheiros públicos.
Era um projeto estruturante no Porto Santo, a dinamizar pela Empresa de Eletricidade. Com um investimento de 45 milhões. Mas Francisco Taboada, administrador da EEM, foi à RTP-M dizer que o projeto foi abandonado e que o espaço será colocado à concessão de privados. O objetivo, ao que parece, é dar o menor prejuízo possível com algum aproveitamento. Prejuízo acaba por dar sempre. Falharam os objetivos. Como aconteceu numa outra "Fábrica", mas das moscas.
Hoje, o JPP manifestou-se crítico dessa operação e do "esbanjamento de dinheiros públicos": “Foram 12 anos e mais de 45 milhões de euros, foram 2 Presidentes do Governo Regional, 2 Vice-presidentes e diversos Secretários Regionais, todos eles foram acérrimos defensores deste projeto, mas que, para a população da Madeira e do Porto Santo, apenas se refletiu numa enorme fatura para pagar”, frisou o deputado Rafael Nunes.
O parlamentar questiona: "Quem é que será responsabilizado por mais este arrombo no dinheiro dos contribuintes?”
Para o JPP, "desde 2015, o Governo Regional tem mentido aos madeirenses: “foi prometido em 2015 pelo então Secretário Regional da Economia, Eduardo Jesus, que em 2017 teríamos retorno efetivo deste projeto. A verdade é que 2017 já passou e nada foi feito. Em 2019, Pedro Calado veio à Assembleia dizer que o projeto das Algas estava em pleno desenvolvimento e que, em 13 anos iria dar retorno, tendo-se iniciado, inclusive, as exportações da Fábrica”.
Para Rafael Nunes, estamos perante um projeto cuja “única certeza é de que temos um Governo que se desproviu de qualquer plano, de qualquer estudo de rentabilidade económica, mas que apostou milhões e milhões de euros dos contribuintes sem qualquer garantia”.
“Numa Região onde existem claras carências ao nível da saúde, numa Região que ostenta a bandeira da maior taxa de risco de pobreza a nível nacional, numa Região que tem uma taxa absurda de IVA e tem valores absurdos de combustível o Governo Regional dá-se a ao luxo de brincar com milhões e milhões de euros dos contribuintes madeirenses”.
Comments