Mostrar as oportunidades de trabalho disponibilizadas pelas empresas regionais; Capacitar os jovens para a procura de emprego

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque estará amanhã, pelas 10 horas, presente na sessão de abertura da IX Edição do Fórum da Empregabilidade, que se realiza nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, no Campus Universitário da Penteada.
O evento conta com a presença de 16 empresas, disponibilizando mais de 200 ofertas de trabalho/estágio.
Recorde-se que o Observatório do Emprego e Formação Profissional da Universidade da Madeira (OE-UMa) promove, anualmente, uma Feira de Emprego, sob o título “Fórum da Empregabilidade da UMa”. Esta iniciativa é feita em parceria com o Polo de Emprego da Universidade da Madeira.
O evento decorre no Campus Universitário da Penteada e tem como objetivos contribuir para o aumento da eficiência do processo de procura/oferta de emprego por parte dos alunos da UMa e, simultaneamente, assumir-se como um período de debate/reflexão geral sobre os desafios da empregabilidade dos dipl
São seus objetivos:
- Mostrar as oportunidades de trabalho disponibilizadas pelas empresas regionais;
- Capacitar os jovens para a procura de emprego
- Proporcionar oportunidades de contacto entre jovens e o tecido empresarial
- Dar a conhecer os vários programas/ apoios ao emprego e ao empreendedorismo
O Fórum da Empregabilidade é composto por um conjunto de sessões formativas onde são abordados temas como a procura de emprego nas redes, elaboração de CV’s, comportamento em entrevista, apoios disponíveis sobre estágios profissionais, empreendedorismo e apoios disponíveis ao autoemprego, questões legais das relações laborais, entre outros.
Os participantes têm ainda, a oportunidade de estabelecer contatos e de interagir com os agentes económicos locais. Embora dirigido aos alunos da UMa e agentes promotores de emprego, o Fórum da Empregabilidade, que contará com a presença de docentes da UMa e outros especialistas convidados, está também aberto ao público em geral.
Este ano, pela primeira vez, é disponibilizada uma bolsa de ofertas (emprego e estágio) registadas numa plataforma criada para esse fim.
Muitas das empresas pedem formação superior, mas também há ofertas sem esse requisito.
Haverá um conjunto de palestras sobre Empregabilidade e mercado de trabalho no segundo dia, quinta-feira.
A abertura será formalizada com uma visita pelos stands das empresas.
Comments