Buscar
  • Henrique Correia

Faltam 30 mil vacinas para um objetivo da Região; hoje há dia aberto para 12-17 anos


Bastonário da Ordem dos Médicos sobre vacinação dos jovens: "Excelente decisão a do Governo da Madeira. Deixo as minhas felicitações pela coragem e decisão no tempo certo".





Quarta e sexta, 4 e 6 de agosto, irão decorrer dias abertos dedicados à vacinação dos jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos, no Centro de Vacinação do Funchal. A Região dá sequência a uma estratégia que definiu para que o ano letivo comece com os alunos desse escalão etário vacinados.

Entretanto, a Madeira está a 30 mil vacinas de segundas doses de atingir um objetivo definido de 175 mil pessoas com a vacinação completa.

Neste momento em que elaboramos este apontamento os números do contador automático apontam para 309.739 vacinas já administradas, sendo 164.239 de primeiras doses e 145.500 de segundas doses.

A este propósito, o Governo divulgou uma mensagem do Bastonário da Ordem dos Médicos considerando “excelente decisão a do Governo da Madeira”, de vacinar crianças e jovens dos 12 aos 17 anos, ao contrário do que se passa no resto do País onde a DGS não recomendou essa vacinação universal.

Refere a nota do Executivo que "após conhecimento da grande adesão dos jovens à vacinação na RAM, o Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, congratulou o Governo Regional através da seguinte mensagem: “Excelente decisão a do Governo da Madeira. Deixo as minhas felicitações pela coragem e decisão no tempo certo. Todos os dados já conhecidos (evidência científica), nomeadamente ao nível dos países que já iniciaram a vacinação no grupo etário a partir dos 12 anos (como é o caso dos EUA), mostram de forma clara que o benefício global (proteção individual e coletiva, e saúde individual e pública) de vacinar é muito superior ao potencial risco que possa existir”.

No primeiro dia dedicada à vacinação contra a COVID-19 dos jovens, foi registada uma elevada adesão e foram administradas 1207 vacinas.

7 visualizações