Buscar
  • Duarte Azevedo

Federações em reunião mas já com dois pesos e duas medidas para as as 'equipas da Madeira

Federações em reunião mas já com dois pesos e duas medidas para as as 'equipas do arquipélago da Madeira'


A medida anunciada na quarta-feira pelo Governo Regional da Madeira de 'suspender todas as competições regionais em todas as modalidades pelo prazo de 30 dias e também das equipas/atletas que participam em competições nacionais não profissionais' devido ao combate à pandemia de COVID-19, originou, naturalmente, muitas mexidas nas competições.

Com diversas equipas das várias modalidades a terem, já, conseguido reagendar os seus jogos com o acordo das formações adversárias, noutros casos tal não está a ser possível. Aqui com clara má vontade de Associações - exceção, por exemplo, à Federação de voleibol que já deu os jogos de CS Madeira e Marítimo deste sábado como adiados - e de clubes.

Mas para não se tirar, desde logo, juízos de valor - "lá estão eles a se queixar dos continentais", como dirão os 'agachados' -, repare-se no que acontece no basquetebol. Simecq e Marítimo já tinham chegado a acordo para adiar a partida de amanhã mas a FPB diz que vai "dar seguimento à calendarização"... depois de comunicar que não interferia mas se os clubes chegassem a acordo! Curiosamente, outra equipa madeirense, Francisco Franco, também pediu o adiamento e tal foi aceite, havendo apenas diferença de dias entre as duas situações - ambas dentro dos regulamentos.

Outro exemplo, a Federação Portuguesa de Futebol. No caso do futsal, com os jogos de Marítimo e Porto Moniz adiados e com a partida do São Roque do Faial a continuar marcada para Sassoeiros. Quando há duas semanas foi a FPF a determinar às 20 horas de sexta-feira que o São Roque do Faial não jogaria no dia imediato em Porto Salvo porque os 'Leões' teriam dois jogadores a acusar positivo no COVID-19... Questões de saúde, justificaram - como agora, asseguram as autoridades, é o caso.

Ao que se sabe as Federações de Futebol, Andebol, Basquetebol, Patinagem e Voleibol estão reunidas neste momento. Aguardemos por mais um comunicado sobre relativo 'às equipas do arquipélago da Madeira' - como estava escrito no comunicado de terça-feira. Realmente somos, com orgulho, Arquipélago da Madeira... uma designação usada no tempo da 'outra Senhora'.

9 visualizações