Buscar
  • Henrique Correia

Festa da Flor promete turismo em alta; cortejo a 8 de maio é o ponto alto



Conjunto de iniciativas de homenagem à flor entre 5 e 29 de maio.




A Festa da Flor 2022 decorre de 5 a 29 de maio e é o regresso do cartaz turístico à época certa depois de uma ausência em 2020 e um evento fora de época em 2021 no outono. Este ano promete voltar em grande, o turismo está em alta e a Madeira quer fazer o relançamento do destino o mais rápido possivel mesmo que os números da Covid-19 aconselhem a alguma prudência. E o Governo, consciente disso, dá "uma no cravo", de um regresso da atividade e dos cartazes em pleno, e outra "na ferradura", de aconselhar aos procedimentos de proteção na quadra pascal e nos grandes ajuntamentos. E ajuntamentos é aquilo que a Festa da Flor cria.

Nas páginas oficiais do Turismo, podemos ver que de acordo com a calendarização, temos "Muro da Esperança" a 7 maio. O Cortejo Alegórico acontece a 8 maio Na tarde de domingo, as ruas da baixa funchalense voltam a invadir-se de música, de cor e de suaves perfumes com o sumptuoso desfile de carros alegóricos que, harmoniosamente, conjugam múltiplas espécies florais com decorações repletas de criatividade. Este é o Cortejo Alegórico da Flor, um dos acontecimentos mais marcantes e dos mais aguardados de todo o certame, quer por visitantes, quer por residentes, que se realiza desde 1979.

Relativamente a outras iniciativas, temos que haverá Mercado das Flores e Sabores Regionais - Placa Central Av. Arriaga de 5 a 29 de maio "O mercado das flores permite dar a conhecer ao público as inúmeras espécies florais e decorativas existentes na Madeira. Aqui, locais e visitantes podem adquirir flores num ambiente pitoresco e tradicional. Além das flores, os sabores regionais estarão presentes através da gastronomia local e bebidas típicas", refere a informação da SRTC.

Outras iniciativas cuja calendarização foi publicada no site visitmadeira: Palheiro Gardens Golf Classic - 6 e 7 de maio

O Torneio Palheiro Gardens Golf Classic, trata-se de uma competição, com forte componente turística, que conjuga três pontos altos do Destino Madeira: os famosos jardins, o golfe (segmento em franco crescimento) e o vinho Madeira. Exposição da Flor - 5 a 22 maio A Exposição da Flor ocorre no centro da cidade do Funchal mais concretamente na Praça do Povo, uma continuação da exposição que se realizava no Ateneu Comercial do Funchal

. Tapetes e Decorações Florais A profusão da flora madeirense contribuiu, em muito, para o estabelecimento desta manifestação artística. Esta tradição da construção dos tapetes florais prolifera um pouco por toda a ilha e teve origem na decoração das procissões religiosas. Cerimónia do Muro da Solidariedade - Praça do Povo -13 de maio Esta iniciativa conta com a participação de idosos de várias instituições de solidariedade social. Atuações de “Grupos da Flor” - 14,21 e 22 de maio Tal como no ano passado, os grupos participantes do cortejo alegórico da Festa da Flor atuarão em dois locais, exibindo os seus trajes e coreografias na Praça CR7 e Heliporto. Distribuídas por 2 fins de semana, as atuações celebram as flores, a beleza e a alegria, em ambiente de festa. Os bilhetes para acesso a estes espetáculos são gratuitos e serão disponibilizados no Posto de Informações do Turismo, sito à Avenida Arriaga, e limitada à lotação do local onde serão realizados. Concertos da Flor - 19 a 22 de maio Integrados no programa da Festa da Flor são realizados quatro concertos musicais em espaços emblemáticos da ilha da Madeira com o propósito de descentralizar as festividades e reforçar a oferta de animação. Madeira Flower Collection - 21 e 22 de maio Este evento pretende promover o sector da moda regional, envolvendo um número alargado de criadores sob a inspiração das flores, conferindo assim um toque de contemporaneidade e “glamour” a um dos maiores cartazes turísticos da Madeira, num momento único de animação turística. Esta iniciativa conta com a participação de vários criadores de moda. Instalações Florais - 26 a 29 de maio A diversidade da flora madeirense contribuiu, em muito, para o estabelecimento destas manifestações artísticas, que aliam a beleza das flores aos elementos caraterísticos da tradição e cultura madeirenses. As esculturas florais são um grande contributo para a magnificência das decorações citadinas, cuja construção criteriosa é partilhada e admirada pelos nossos visitantes. Estas maravilhosas instalações estarão patentes na Avenida Sá Carneiro, na entrada do Cais do Funchal e junto à Assembleia Legislativa da Madeira no último fim-de-semana da Festa da Flor. Madeira Classic Car Revival – Praça do Povo - 28 e 29 de maio Esta iniciativa, que decorre na Praça do Povo, no último fim-de-semana de maio, é organizada pelo Clube de Automóveis Clássicos da Madeira com o propósito de mostrar e premiar os melhores e mais elegantes veículos antigos e clássicos da Região, contribuindo para a divulgação da diversidade e riqueza histórica deste vasto parque automóvel, num ambiente de grande animação criado para o efeito.

36 visualizações