No caso da Associação de Futebol da Madeira, esta também recebe apoio do Governo Regional, por intermédio da Direção Regional de Desporto (DRD).
As contas são fáceis de serem feitas. A Federação Portuguesa de Futebol (FPF), para além dos milhões recebidos da UEFA e da FIFA, foi contemplada pelo Estado, por intermédio da Instituto Português da Juventude e Desporto (IPDJ), em 2022, com 1,18 milhões de euros. Isto só na rubrica 'desenvolvimento desportivo e organização e gestão', pois há outros valores também recebidos do IPDJ, nomeadamente para as viagens 'às ilhas' das equipas do retângulo e para as (30) seleções nacionais.
Ora, se dividirmos esses tais 1,18 milhões de euros pelos 234 mil atletas filiados na FPF, temos 7,7 euros por cada um desses atletas. E resolveu a FPF distribuir 786 desses 1,18 milhões pelas diferentes Associações, cabendo à Madeira 25 mil euros. Tendo a Associação de Futebol da Madeira registado 5 324 atletas na temporada 2021/2022, significa que cada um destes vale, para a FPF, 4,69 euros.
Acresce que no caso da Associação de Futebol da Madeira, esta também recebe apoio do Governo Regional, por intermédio da Direção Regional de Desporto (DRD).
Quanto à FPF, tem para esta época desportiva um orçamento de 102 milhões de euros. Um número que, realmente, impressiona.
Comments