Um concerto “inovador”, criado para a ocasião da comemoração da efeméride, com uma aposta na valorização do talento dos jovens madeirense.
As comemorações do Dia da Cidade do Funchal, a 21 de agosto, começam dia 18, com a realização do Grande Prémio do Funchal em Supermoto, na Avenida do Mar.
A prova “mais privilegiada” da modalidade a nível nacional junta 17 pilotos nacionais e regionais e 1 espanhol, entre os quais atletas consagrados a nível nacional e regional. No dia 19, pelas 18h00, no TMBD, será inaugurada a Galeria Impulso. “Uma iniciativa que pretende incentivar o empreendedorismo artístico e cultural”, salientou Cristina Pedra.
No dia 20, pelas 19h00, no TMBD, é inaugurada a exposição “Memórias da Cidade". A exposição, preparada pelo Arquivo Municipal, “ conta as memorias da cidade desde o século XIX ao Século XX” e vai percorrer todas as freguesias do concelho, informou a autarca.
A presidente da autarquia do Funchal destacou ainda que no dia 20 de agosto, às 21h00, no Auditório do Jardim Municipal, terá lugar um espetáculo musical com o título “Coração Na Boca”. Um concerto “inovador”, criado para a ocasião da comemoração da efeméride, com uma aposta na valorização do talento dos jovens madeirenses que estão a traçar carreiras marcantes. Vão estar em palco 19 artistas locais entre cantores, músicos e bailarinos.
O ponto alto das comemorações ocorre no dia 21 de agosto, com o habitual hastear da bandeira, às 9h00, na Praça do Município, seguindo-se a Eucaristia, às 09h30, na Igreja do Colégio. A Sessão Solene está marcada para as 10h30, na Assembleia Municipal do Funchal, numa cerimónia em que serão homenageadas cinco personalidades com a atribuição da Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro João Carlos Abreu, José Viale Moutinho, José António Gonçalves, Francis John Zino e João Carlos Nunes, que se destacaram em diversas áreas, desde a governação, turismo, literatura e cultura, comunidades e natureza e ciência. Serão ainda agraciados com a Distinção Municipal “Munícipe Centenário’ 4 munícipes das freguesias de São Martinho, Santa Maria Maior e São Roque.
A autarquia vai também homenagear com a Medalha de Assiduidade e Bons Serviços 82 funcionários. 33 grau ouro (35 anos de serviço completos); 27 grau prata (25 anos de serviço completos); 22 grau prata (15 anos de serviço completos). Será ainda agraciado um funcionário com a Medalha de Bons Serviços Municipais.⁴
Comments