Funchal coloca Instituto de Inovação (IDEA) no ex-Matadouro
- Henrique Correia
- 30 de nov. de 2022
- 1 min de leitura
Prorrogação do prazo da reabilitação da ETAR, quer da primeira fase, quer da Estação Elevatória dos Socorridos,

A Câmara do Funchal revelou que todos os pontos na ordem de trabalho, na Reunião de Câmara, foram hoje "aprovados por unanimidade", como adiantou o presidente da Câmara Municipal do Funchal, destacando "os três votos de pesar, quer pelo falecimento do ex-presidente da CMF, João Sá Fernandes», a que se junta o voto de pesar pelo Comendador José Ivo Gouveia de Sousa, emigrante na África do Sul e ainda por António Cunha Telles, cineasta.
Pedro Calado relembrou "a vida dedicada à Região e pelas actividades por onde passaram".
Foi aprovada "a participação da CMF num "instituto sem fins lucrativos", o IDEA – Instituto para o Desenvolvimento e Inovação Tecnológica - a Universidade Nova, o Governo Regional, através da Secretaria Regional da Saúde, a UMa, APRAM, EEM, ACIF, entre outros.
A CMF entra com "a cedência de um espaço que irá funcionar, no Centro Cultural e de Investigação do Funchal", para se criar "escala, na Região" e «conseguirmos captar fundos comunitários para projectos de desenvolvimento quer na saúde, educação e investigação".
Outro ponto aprovado foi a "prorrogação do prazo da reabilitação da ETAR, quer da primeira fase, quer da Estação Elevatória dos Socorridos, que está a ser feita, na fronteira entre Funchal e Câmara de Lobos", uma obra que tem sofrido alguns "atrasos", como admitiu o presidente da CMF, estando prevista a conclusão para "Março de 2023".
Além destes pontos, refira-se a aprovação de um "apoio financeiro à Associação de Barmen, para "um festival de cocktails", que será realizado "no Mercado dos Lavradores", promovendo os produtos regionais e estando integrado "nestas festividades de Natal".
Comentários