Buscar
  • Henrique Correia

Funchal começou a assinalar Centenário da 1.ª Travessia Aérea Lisboa – Funchal


Sexta-feira há o descerrar de um marco comemorativo em plena Avenida do Mar”


O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, deu início, esta tarde, no átrio dos Paços do Concelho, ao programa de comemoração da CMF sobre o Centenário da 1.ª Travessia Aérea Lisboa – Funchal, com a inauguração da exposição baseada em objetos históricos, tais como o próprio hélice do hidroavião original, bem como documentos e fotos que ilustram este acontecimento.

Miguel Silva Gouveia referiu que “iniciamos uma semana de comemorações da primeira travessia aérea entre o território continental e a Região Autónoma da Madeira, um marco épico da nossa história que faz hoje cem anos e que não poderíamos deixar de assinalar dada a sua importância para uma Região insular e ultraperiférica. Queremos contar um pouco dessa travessia e falar sobre os protagonistas de um momento que aproximou o Funchal de Lisboa e da Europa."

No dia 22 de março de 1921, o hidroavião Felixstowe F.3, de fabrico britânico, comandado pelo capitão-tenente Sacadura Cabral e pelo capitão-de-mar e guerra Gago Coutinho, ajudou a fazer com que a Madeira se abrisse ao mundo no novo século. A exposição que poderá ser visitada até ao dia 22 de abril, conta com diversos elementos dessa viagem gentilmente cedidos pelo Museu do Ar, nomeadamente a hélice original do hidroavião, e ainda casacos, óculos, luvas e equipamentos originais, bem como documentos e fotos que ilustram este acontecimento.

Na ocasião foi, igualmente, apresentado um livreto informativo elaborado pela Autarquia sobre a efeméride. “Estas comemorações continuam já na quarta-feira, dia 24 de março, com a transmissão na página oficial de facebook da CMF de um Webinar com diversos oradores que ajudarão a compreender a importância deste feito. Por fim, na próxima sexta-feira, dia 26 de março, iremos perpetuar esta efeméride com o descerrar um marco comemorativo em plena Avenida do Mar”, acrescentou ainda o autarca.







3 visualizações