Buscar
  • henriquecorreia196

Funchal distingue mais três lojas com História


A Mercadora, a Casa Amorim, e a Mercearia do Bento firam lojas contempladas.





O presidente da Câmara Municipal do Funchal distinguiu mais três lojas ao abrigo do Regulamento Municipal do Reconhecimento e Proteção das “Lojas com História”, que vem identificar, apoiar e preservar as lojas tradicionais da Baixa da cidade. Na ocasião, foram reconhecidos os estabelecimentos: A Mercadora, a Casa Amorim, e a Mercearia do Bento.

O Presidente referiu que “dando seguimento a uma deliberação da Reunião de Câmara do passado mês de agosto, voltamos a atribuir hoje este distintivo a mais três lojas do centro da cidade do Funchal. Com isto, estes estabelecimentos passam a ter acesso a um pacote de benefícios e apoios que contêm diversas medidas que podem ser utilizadas pelos proprietários ou arrendatários, nomeadamente 5 mil euros por parte da CMF para melhoria das condições do próprio estabelecimento.”


As “Lojas com História” distinguidas pela Autarquia têm de cumprir uma série de critérios, como ter 25 anos de atividade e destacar-se pelo valor arquitetónico, espólio ou mesmo pelo seu valor cultural. As lojas ficam com um dístico exposto nos respetivos estabelecimentos, que as identificam como Lojas com História, o que confere à loja atratividade turística, integração no Registo Nacional na Direção Geral das Atividades Económicas, entre outros benefícios de âmbito nacional e europeu.

Em 2019 tinham sido reconhecidas as lojas Bordal, Fábrica Santo António, Loja de Ferragens António Faustino de Abreu, Farmácia Portuguesa, Livraria Esperança e a Barbearia Turista. Conheça as “Lojas com História” do Funchal através do site: https://lojascomhistoria.cm-funchal.pt



1 visualização