Buscar
  • Henrique Correia

Funchal está a poupar 200 mil por ano com novo sistema de iluminação pública


Miguel Gouveia: "Durante quatro anos com estas alterações ao nível da iluminação pública já conseguimos uma redução de custos superior a 10%"


A Câmara Municipal do Funchal diz que está a poupar 200 mil euros anuais em fatura energética com um novo sistema de iluminação pública. Desde 2016 que decorre a substituição e modernização de rede em diversas ruas, veredas, becos, e bairros sociais geridos pela Autarquia, nomeadamente no Bairro do Hospital, Bairro da Quinta Josefina e no Bairro da Nazaré. As intervenções já substituíram mais de 1000 luminárias antigas por um novo sistema de iluminação LED.

O Presidente Miguel Silva Gouveia refere que “estes investimentos que a CMF tem realizado em diferentes locais da cidade na rede de iluminação pública, com a substituição das luminárias antigas por luminárias de nova tecnologia LED, que destacam-se, desde logo, pela redução significativa dos custos de consumo, têm contribuído também para a manutenção dos níveis de iluminação adequados e para a melhoria da segurança destes espaços de partilha comum.”

“Durante quatro anos com estas alterações ao nível da iluminação pública já conseguimos uma redução de custos superior a 10%, o que significa uma poupança de 200 mil euros anuais em fatura energética. São investimentos que no seu todo representam a substituição de mais de mil lâmpadas, colocação de colunas rodoviárias e posteletes em zonas rurais”, acrescenta o autarca.

4 visualizações