Buscar
  • Henrique Correia

Funchal garante qualidade das águas mas tem dias de muita sujidade junto à costa


Autarquia explica que em situações de descargas ilegais, o Município lança o alerta para dar conhecimento do sucedido, e iniciar-se, deste modo, as devidas averiguações, tendo em vista a resolução das ocorrências, por parte das autoridades.




A bandeira azul é bom sinal...

...as águas sujas é que não.


A Câmara Municipal garante a qualidade das águas balneares nos espaços destinados a banhos do município. A monitorização é periódica, refere, avaliada e validada por entidades competentes. Esta explicação é dada no site da Autarquia funchal.pt, acrescentando que "as análises bacteriológicas das águas balneares costeiras, bem como as micológicas dos areais, são realizadas, ora com frequência quinzenal, ora mensal, por equipas laboratoriais do IASaúde – Instituto de Administração da Saúde, que fazem a recolha de amostras, a testagem e a emissão de relatórios que consecutivamente têm assegurado a sua adequação e salubridade, de acordo com a legislação e normativas em vigor".

Esta realidade contrasta com várias situações que ocorrem, com alguma frequência, junto à costa. Nos primeiros dias de fevereiro, alguns munícipes revelaram a existência de água suja junto à Praia de São Tiago, zona de grande afluência de banhistas, muitos ali vão diariamente. A extensão era grande, a preocupação também, ninguém foi a banhos nesses dias.

Mas não ficam por aqui as queixas. Já este mês, enviaram-nos imagens da zona costeira, entre o Lido e a Praia Formosa, com largas manchas escuras, lançando dúvidas sobre a qualidade da água.

Nesta reportagem publicada no site da CMF, é explicado que "sempre que se verifica algum incidente relacionado com a sujidade no mar, fruto de agitação marítima ou levadias, a Frente MarFunchal procura aconselhar-se e dar resposta, de acordo com as indicações das entidades competentes".

Neste sentido, "em situações de descargas ilegais, o Município lança o alerta para dar conhecimento do sucedido, e iniciar-se, deste modo, as devidas averiguações, tendo em vista a resolução das ocorrências, por parte das autoridades".

A mesma reportagem reforça que "além desta testagem periódica em laboratório, no arranque de cada época balnear, os complexos balneares do Lido, Barreirinha, Ponta Gorda e Praia Formosa ostentam, com mérito, os vários galardões com os quais a ABAE – Associação Bandeira Azul Europeia – reconhece não só a qualidade das águas balneares, mas também o cumprimento de uma série de requisitos que garantem excelência e uma preocupação acrescida com a segurança, as acessibilidades, a sustentabilidade e a educação ambiental"

4 visualizações