A Câmara Municipal do Funchal vai também atribuir as primeiras medalhas ‘Munícipe Centenário.
O presidente da Câmara Municipal do Funchal considera que o programa de comemorações do Dia da Cidade dá conta de uma “cidade dinâmica e inclusiva”, que incentiva a prática desportiva e envolve a população, particularmente os mais jovens, procurando incutir bons hábitos de saúde, “distanciando-os de comportamentos desviantes”, revela u.a nota do gabinete de comunicação da Autarquia.
As comemorações começam sábado, dia 19, com a Regata de Canoas Tradicionais, que contará com um número recorde de 45 inscritos. A partir das 12h os “remadores” ligarão o Centro Náutico São Lázaro à Barreirinha, numa prova em que também participará o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado.
No domingo de manhã, a partir do Cais da Cidade, há 1.000 metros de natação em águas abertas com a Prova de Mar José Silva “SACA”, que conta, para já, com 150 atletas inscritos, estando as inscrições ainda abertas no site da Associação de Natação da Madeira.
De tarde, na Avenida do Mar, há espaço para o desporto motorizado com a Taça de Portugal de Supermoto.
No final do dia, os Clã surgem como a grande atração musical do programa comemorativo do Dia da Cidade do Funchal.
O concerto, que tem a particularidade de se inserir também nas comemorações dos 30 anos de carreira da banda, realiza-se pelas 21h00, no Auditório do Jardim Municipal, com ENTRADA LIVRE.
Antes da atuação dos Clã, pelas 20h00, sobe ao palco a cantora madeirense Cristina Barbosa, que fará a atuação de abertura.
Na segunda-feira, dia de aniversário do Funchal, o programa começa com o Funchal Outdoor, agregando várias atividades desportivas no Almirante Reis, abertas a toda a população.
O ponto alto das comemorações do 515.º aniversário da cidade do Funchal ocorre com o habitual hastear da bandeira, às 9h30, na Praça do Município, seguido da Eucaristia às 10h00, na Igreja do Colégio. A Sessão Solene está marcada para as 11h15, na Assembleia Municipal do Funchal, numa cerimónia em que serão homenageadas seis personalidades com a atribuição da Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro. A lista dos distinguidos, já divulgada, é composta por Teresa Clode, professora, radialista e ex-diretora do Posto Emissor do Funchal; Maria Alice Sousa, professora e artista; José Júlio Fernandes, professor, fundador do Laboratório de Análises Clínicas Dr. Castro Fernandes e figura da cultura e das artes; Vasco de Freitas, músico; Avelino Tavares, editor, divulgador e produtor de espetáculos e, por último e a título póstumo, Helena Marques, jornalista e escritora. Nesta cerimónia serão também homenageadas as jogadoras Telma Encarnação, Bárbara Santos e Fátima Pinto, da Seleção Feminina de Futebol, pelo mérito e prestígio que têm trazido à Região e ao Funchal, em particular, pelo glorioso palmarés conquistado até ao momento.
A Câmara Municipal do Funchal vai também atribuir as primeiras medalhas ‘Munícipe Centenário’ a três pessoas.
Serão ainda atribuídas Medalhas de Assiduidade e Bons Serviços a 71 trabalhadores municipais: Ouro – 35 anos; Prata – 25 anos; Cobre- 15 anos.
Comments