Buscar
  • Henrique Correia

Funchal previne defesa do Parque Ecológico com viatura pesada


O investimento de 180 mil euros foi cofinanciado pelo PRODERAM.



A Câmara Municipal do Funchal está a reforçar a defesa do Parque Ecológico faxe às altas temperaturas que acrescentam riscos de incêndio.

Num apontamento publicado pelo site da Autarquia funchal.pt destaca-se "a limpeza de matos nas áreas marginais, nas principais redes viárias desta infraestrutura, que se estende à Estrada Municipal do Chão da Lagoa e à Estrada Florestal, numa faixa de 5 metros para cada lado dos limites do pavimento, com objetivo de gestão da carga combustível".

Esta ação, refere a mesma nota, corresponde a uma extensão aproximada da área limpa de 8440 metros.

Outro dos trabalhos que visa precisamente evitar o risco de incêndio passa pela manutenção dos 10 tanques de armazenamento de água de 100m3 cada, em caso de necessidade e dos respectivos hidrantes associados.

Segundo a informação, a Câmara adquiriu, no final do ano passado, "um veículo pesado multifunções para operar no Parque Ecológico do Funchal como viatura de primeira intervenção em caso de fogo florestal e para dar apoio nos trabalhos de prevenção da limpeza das plantas invasoras. O investimento de 180 mil euros + IVA foi cofinanciado pelo PRODERAM.

Esta viatura foi adquirida tendo em conta as especificidades desta infraestrutura municipal, possui uma capacidade de 3500 litros para uma primeira intervenção no combate a incêndios na época de maior risco, e por outro lado está munida com uma garra florestal e de uma caixa de carga que permite o transporte de material vegetal resultante da desmatação e limpeza de infestantes".

9 visualizações