Buscar
  • Henrique Correia

Funchalenses satisfeitos com a limpeza urbana; máscaras no chão incomodam


84% dos funchalenses afirma que o sentimento que vivenciam na cidade do Funchal em relação à limpeza e higiene pública é de muito agradável ou agradável.




Dos resíduos que são encontrados nas ruas, os que causam mais desconforto às pessoas são as máscaras descartáveis (18%), os dejetos caninos (17%), as beatas de cigarros e os monos e resíduos deixados junto aos contentores (13%). Esta avaliação resulta de um estudo “Perceção e Avaliação dos Funchalenses sobre a Limpeza na Cidade do Funchal”, realizado entre os dias 29 de junho e 12 de julho, e onde foi possível concluir, segundo refere a Autarquia, que 80% da população residente está satisfeita com a limpeza urbana na cidade.

Sobre o serviço de recolha de resíduos, a avaliação dos inquiridos é, em geral, "positiva: Cerca de 67% considera que após a recolha de resíduos a zona envolvente aos contentores fica sempre, ou a maior parte das vezes limpa; Apenas 9% afirma que fica sempre, ou quase sempre suja. Relativamente à recolha, a maioria (76%) concorda que a recolha nunca falha, sendo o valor médio obtido de 4,1 em 5 pontos".

Relativamente à limpeza urbana, destacam-se os seguintes resultados: 80% dos inquiridos afirmaram estar muito satisfeitos, ou satisfeitos, com a limpeza na sua zona de residência; 84% dos funchalenses afirma que o sentimento que vivenciam na cidade do Funchal em relação à limpeza e higiene pública é de muito agradável ou agradável. As zonas verdes foram consideradas por 81% dos inquiridos como limpas, que também avaliaram como “bastante positivo” o trabalho dos serviços municipais em termos de ambiente e limpeza.


5 visualizações