Presidente da Junta de Freguesia da Fajã da Ovelha: "Os compromissos quando assumidos devem ser cumpridos"
Gabriel Neto é o presidente da Junta de Freguesia da Fajã da Ovelha, é do CDS e na cerimónia comemorativa dos 469 anos da freguesia teve honras da presença do vice presidente do Parlamento, Victor Freitas, do líder do partido Rui Barreto, do secretário regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, também do CDS, em representação do Governo, e ainda o presidente da Câmara da Calheta, Carlos Teles, do PSD.
O líder daquele órgão autárquico abordou o despovoamento, afirma ser "um flagelo que se tem arrastado ao longo dos anos". Falou da "falta de emprego que levou muitas famílias para a emigração e hoje, como no passado, muitos jovens partem à procura de melhores oportunidades para poderem ter uma vida melhor para si e para os seus. Uma freguesia como a Fajã da Ovelha, rural e muito dispersa e com poucos meios financeiros e humanos não é capaz de inverter esta situação".
Depois de enumerar obra feita, pequenas intervenções de grande relevância para a população, com os parcos recursos financeiros, Gabriel Neto dirigiu-se ao secretário que representou o Governo, para apontar que "uma das nossas ambições e da população é a recuperação dos canais de rega que levam a agua as explorações agrícolas. Os compromissos quando assumidos devem ser cumpridos. Uma questão que também quero destacar é a limpeza dos Caminhos Florestais que serpenteiam as nossas serras. Transmita à Sra. Secretária do Ambiente a necessidade urgente de fazer a manutenção destes caminhos".
Gabriel Neto lembra que "as competências das autarquias aumentam e os meios financeiros não acompanham, este tem sido um problema do poder local.
Louvamos algumas medidas de proximidade que este governo fez, como a pavimentação da ER. e o apoio na recuperação da Igreja de S. João.
A captação de agua, armazenamento e a recuperação da rede de água potável em alguns sítios da freguesia para diminuir perdas e a falta de agua nas habitações; é uma preocupação da população e do executivo da Junta Freguesia; construção de caminhos agrícolas onde destaco o da Achada na Maloeira, dois na Raposeira do Lugarinho, Lombada dos Cedros, Lombada dos Marinheiros, entre outros. Criar pequenas centralidades em todos os sítios".
Commenti