Buscar
  • Henrique Correia

Governo abre a "porta" a quem quiser vender ou arrendar casas em todos os concelhos


A IHM avaliará o imóvel, tendo por base os valores medianos das vendas e dos arrendamentos por metro quadrado de alojamentos familiares, divulgados pelo INE




Depois de abrir a possibidade de arrendar casas em todas as freguesias do Funchal, bem como nas freguesias do Caniço e de Camara de Lobos, o Governo abriu agora, não só o arrendamento, mas também a compra de habitações em todos os concelhos da Região. Um desafio a quem quer arrendar ou vender ao abrigo do programa PRAHABITAR.

Numa publicação hoje feita nas plataformas digitais do Governo, é proposto, aos proprietários interessados em vender ou arrendar as suas casas a famílias apoiadas pela IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, EPERAM, a apresentação de proposta em formulário próprio, disponibilizado no sítio da Internet desta entidade pública empresarial.

A candidatura pode ser submetida através do e-mail: ihm@ihm.pt ou entregue no Balcão n.º 7 da Loja do Cidadão, sito à Avenida Arriaga n.º 42, Funchal, juntando cópia de toda a documentação necessária.

Segundo a mesma informação, a IHM avaliará o imóvel, tendo por base os valores medianos das vendas e dos arrendamentos por metro quadrado de alojamentos familiares, divulgados pelo INE, de acordo com o concelho onde se localizem os fogos, nos termos da Portaria n.º 803/2020, de 18 de dezembro. Sobre os valores referidos anteriormente, incide ainda uma ponderação, tendo em conta o estado de conservação, qualidade de construção, nível de conforto, acessibilidade, localização e vetustez (antiguidade).

PRAHABITAR é um programa de apoio público da Região Autónoma da Madeira que tem como objetivo promover a aquisição e o arrendamento de habitação, para residência permanente de agregados familiares, mediante uma comparticipação financeira direta e não reembolsável. O programa prevê a criação de uma bolsa de fogos destinados ao arrendamento ou aquisição por parte de famílias com candidatura na IHM.

12 visualizações