Decisão visa a funcionalidade do futuro Museu do Romantismo através dos trabalhos de musealização e a garantia de segurança do espaço e dos bens, bem como a celebração da contratualização de diversos serviços associados à gestão.
O Governo Regional afetou à Secretaria Regional de Turismo e Cultura, para a concretização e prossecução das suas atribuições e competências através da Direção Regional da Cultura, o imóvel denominado "Quinta do Monte", localizado no sítio do Pico, também conhecido como "Corujeira de Fora", freguesia do Monte, município do Funchal, com uma área total de 56590 m2, classificado como de Valor Regional por Resolução.
Esta decisão permite a gestão
Entre 2021 e 2023, decorreu, a cargo da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, a empreitada de recuperação da quinta, tendo por objetivo o restauro integral das construções e a sua adaptação a museu. Na sequência da intervenção, na casa principal ficarão os espaços de exposição do museu, os gabinetes, as reservas, os arrumos e uma cafetaria com esplanada coberta e as restantes construções existentes na quinta serão adaptadas a diferentes usos, nomeadamente: Casa do caseiro - Portaria, loja e central de segurança; Torre Malakoff - Cafetaria com esplanada; Cavalariça - Serviços educativos e biblioteca; Armazém - Balneários do pessoal de jardinagem e do museu, refeitório e armazém.
A Quinta do Monte - Museu do Romantismo terá como objetivo dar a conhecer a Madeira do século XIX, da formação do seu destino turístico, dos viajantes ilustres que por aqui passaram, do modo particular da vivência da cultura romântica europeia, que descobre na ilha da Madeira exotismos, perfeitamente integráveis no seu contexto temporal, com a
reconstituição de uma grande casa ou quinta madeirense do século XIX, com todas as suas valências, funcionais e estéticas, muito próximas ao gosto inglês, então dominante, e na origem da própria casa, e de uma estética desenvolvida pelos designados Wine Merchants, assim como da arte no tempo do Madeira Wine Trade assim como, nos múltiplos aspetos do romantismo madeirense;
Uma vez que a empreitada de recuperação da quinta já se encontra concluída, é da maior importância e urgência que se iniciem os trabalhos de musealização e se garanta a segurança do espaço e dos bens, bem como a celebração da contratualização de diversos serviços associados à gestão do espaço, pelo que se mostra essencial a sua afetação à Secretaria Regional de Turismo e Cultura, Direção Regional da Cultura.
Segundo o Governo, a afetação da "Quinta do Monte" constitui "um ato estritamente necessário e inadiável para assegurar a boa gestão e preservação do património cultural da Região, pelo que se mostram preenchidos os pressupostos previstos no Estatuto Político-Administrativo da RAM.
Pela Quinta do Monte passaram vários membros da aristocracia e da realeza europeia, que a tornou internacionalmente conhecida, nomeadamente em 1901 recebeu a visita dos reis de Portugal, D. Carlos e D. Maria Amélia, e em 1921 serviu de residência nos últimos dias de exílio da família imperial austríaca, local onde veio a falecer o imperador Carlos de Habsburgo a 1 de abril de 1922, por motivos de saúde.
O investimento ascende a cerca 3,3 milhões de euros, 85% dos quais suportados pelo FEDER.
Comments