Buscar
  • Henrique Correia

Governo avança com urgência na recuperação da estrada que desabou no Porto da Cruz


Pedro Fino esteve no Porto da Cruz e visitou, ainda, outros locais onde as fortes chuvas provocaram quedas de pedras e deslizamentos de terras, como no Caminho dos Pretos e no Campanário



O Governo Regional anunciou hoje que vai avançar, "com caráter de urgência, para a consolidação das margens da Ribeira do Massapez e consequente reparação da estrada que colapsou, hoje de manhã, no Porto da Cruz".

“Esta manhã fomos ao local avaliar a situação e, apesar de ser uma estrada municipal, sob gestão camarária, o Governo Regional vai avançar urgentemente com a consolidação das margens da ribeira e posterior reparação desta estrada porque a população tem de ser salvaguardada, não pode estar privada dos seus acessos, nem ser prejudicada por questões que, neste momento, nada resolvem ou acrescentam”, refere o Secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino.

Numa nota enviada à comunicação social, a secretaria liderada por Pedro Fino realça que "o desabamento desta estrada põe em causa uma moradia e os materiais que resultaram deste acontecimento afetaram as margens da ribeira e o seu normal funcionamento".

O governante visitou ainda outros locais onde as fortes chuvas dos últimos dias provocaram estragos, quedas de pedras e deslizamentos de terras, como no Caminho dos Pretos e no Campanário. Para estas duas situações, o Governo Regional vai também estudar soluções para resolver estas ocorrências e prevenir acontecimentos futuros, que derivam também “da própria orografia da Região”.

A este propósito, Pedro Fino referiu que “a orografia da Região torna-nos vulneráveis a estes tipos de situações, mas temos feito, e continuaremos a fazer no futuro, intervenções para prevenir e mitigar os riscos nos taludes que se apresentem mais inseguros e propícios a deslizamentos e quedas de pedras”, alerta. Um pouco por toda a ilha, e com recursos próprios, a Direção Regional de Estradas realizou várias ações de limpeza nas Estradas Regionais.

11 visualizações