top of page
Buscar
  • Foto do escritorHenrique Correia

Governo cria grupo de trabalho para resolver o problema do sargaço




Dada a dimensão do fenómeno, o Governo Regional da Madeira está a implementar uma estratégia conjunta, envolvendo também os arquipélagos dos Açores e das Canárias.


O Governo Regional anunciou a aprovação de um grupo multidisciplinar que irá mitigar os efeitos da ocorrência de sargaço nos mares e praias da Madeira e Porto Santo, a qual tem atingido várias frentes costeiras do nosso arquipélago.

Este grupo de trabalho envolverá várias Secretarias Regionais, desde a Economia, Mar e Pescas, através da Direção Regional de Pescas e Mar e da Administração de Portos da Madeira – APRAM, à Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através das direções regionais do Ambiente e Ação Climática, da Agricultura, a empresa Águas e Resíduos da Madeira – ARM, Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, bem como a Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil, através do Serviço Regional de Proteção Civil, mas deverá também contar outras entidades públicas.

Neste momento, e dada a dimensão do fenómeno, o Governo Regional da Madeira está a implementar uma estratégia conjunta, envolvendo também os arquipélagos dos Açores e das Canárias, no sentido de fazer face a estas ocorrências de sargaço nos mares e praias nas regiões da Macaronésia.

Há dois aspetos essências que estão já ser abordados e implementados, designadamente, a responsabilidade partilhada pela sua recolha entre departamentos da administração pública regional e municípios, e a definição do destino final, que deverá passar, preferencialmente, pela sua valorização.

19 visualizações

留言


bottom of page