Buscar
  • Henrique Correia

Governo dá 620 mil euros à APRAM para preparar a retoma dos cruzeiros

Aquisição de equipamentos e redefinição de fluxos na área portuária



O Governo Regional vai dar 620 mil euros à Administração de Portos, através de um contrato-programa, para preparar a retoma do movimento de cruzeiros em contexto de pandemia, considerando "imperioso proceder, com a maior brevidade possível, à aquisição de equipamentos que permitam a implementação de procedimentos, nomeadamente equipamentos de desinfeção portátil da área portuária, assim como a instalação de sistemas de desinfeção automáticos para espaços interiores e de câmaras de imagem térmica para medição de temperatura corporal de passageiros, tripulantes e até dos trabalhadores dos portos da Região".

Para a correta utilização dos equipamentos "é necessário dotar a gare marítima de condições adequadas em termos de infraestruturas. Por outro lado, para assegurar as regras de distanciamento social no embarque e desembarque de passageiros e tripulantes, é necessário redefinir a gestão de fluxos na área portuária e implementar sinalética adequada. Neste sentido, avançou-se com um projeto para os portos da Região, a implementar pela APRAM e que agora é aprovado pelo Executivo madeirense".

Este projeto "tem por base o facto de que, no que respeita aos navios de cruzeiro, dado o elevado número de passageiros e tripulantes, bem como o seu tempo de estadia na Região (em média, 12 horas), presentemente se torna impossível realizar procedimentos de controlo e de deteção do vírus SARS-CoV-2 de forma célere e eficaz, compatíveis com o período de estadia das referidas pessoas".

4 visualizações