Buscar
  • Henrique Correia

Governo dos Açores reuniu-se com António Costa: "Um relacionamento impecável"



José Manuel Bolieiro, presidente do Governo açoriano: "Calendarizámos soluções e clarificações, com um relacionamento institucional impecável, cooperante e com sentido de responsabilidade".






O presidente do Governo Regional dos Açores reuniu-se, em Lisboa, com o primeiro-ministro. De um lado, José Manuel Bolieiro, como se sabe do PSD, líder do governo açoriano. Do outro, António Costa, também como se sabe do PS, chefe do Governo da República.

Pelos vistos, foi um encontro muito produtivo, segundo publicou o próprio líder do Executivo dos Açores na sua página do Facebook: "O Governo dos Açores esteve em reunião com o Governo da República, onde se debateram diversos temas e se estabeleceram agendas que vão potenciar o desenvolvimento dos Açores. Calendarizámos soluções e clarificações, com um relacionamento institucional impecável, cooperante e com sentido de responsabilidade".

Relativamente ao princípio de continuidade territorial, o presidente do Governo sublinhou o que diz ser a “contínua solidariedade do Estado”, e espera que esta se mantenha na “definição” da solução de responsabilidade quanto às obrigações de serviço público aéreo de passageiros", como refere uma nota publicada na página do Governo dos Açores.

“Renovo o nosso agradecimento e a expetativa de podermos então continuar este encontro, neste figurino, no território da Região Autónoma dos Açores”, acrescentou no final José Manuel Bolieiro, dirigindo-se ao Primeiro-Ministro.

No final do encontro, foi assinado o contrato de financiamento previsto no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para os Açores.

Com este passo importante dado pelos Açores, pode ser que se siga idêntico procedimento entre o Governo Regional da Madeira e o Governo da República, na abordagem de assuntos verdadeiramente importantes para a Madeira, entre eles a revisão da Lei de Finanças Regionais, a regulamentação do subsídio de mobilidade, a operação ferry para ligar a Madeira e o continente, entre outros temas de grande relevância.


7 visualizações