Pedro Fino aponta "incapacidade gritante", de alguns concelhos, de "planear e, em consequência, de aceder a fontes de financiamento garantidas, nomeadamente da UE e do Governo central.
O Governo Regional já investiu 70 milhões de euros, desde 2015, no concelho de Machico. Foi isso mesmo o que disse o secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, que representou Miguel Albuquerque na sessão solene do Dia do Concelho. E porquê 2015? Foi este o ano em que o PSD de Albuquerque, o pós jardinismo, começou a sua gestão.
“Não discutimos que os órgãos localmente eleitos reivindiquem mais e melhores condições para os municípios de que são responsáveis, mas temos dificuldade em aceitar que se fale de falta de solidariedade do Governo Regional, sobretudo quando esses órgãos manifestam, pelo seu lado, uma incapacidade gritante de planear e, em consequência, de aceder a fontes de financiamento garantidas, nomeadamente da União Europeia e do Governo central, e, em consequência, de investir, isto é, de executar”, disse Pedro Fino, como refere uma nota do Governo.
O governante enumerou os muitos investimentos feitos pelo Governo em Machico - 70 milhões de euros desde 2015 - e frisou que a resposta do Executivo “tem sido e vai continuar a ser a de intervir segundo critérios de necessidade e de oportunidade”.
Com a pandemia e os efeitos da guerra da Ucrânia, o governante defendeu que “o relacionamento entre o Poder Regional e o Poder Local não deve ser de intromissão permanente por parte de um, nem de desconfiança constante por parte de outro”, vincando que a “salutar dialética política só é eficaz se dela resultar a satisfação dos interesses da comunidade”. “Da nossa parte, é com esse espírito que continuaremos a trabalhar”.
Bình luận